Pessoas autoconfiantes são admiradas e inspiram confiança nos outros. Elas enfrentam seus medos de cabeça erguida e tendem a correr riscos diante de muitas situações adversas.
Também sabem que não importam os obstáculos que se apresentam à sua frente, elas têm a capacidade de enfrentar com muita ousadia.
Outra qualidade das pessoas autoconfiantes é que tendem a ver suas vidas como uma luz positiva, mesmo quando as coisas não estão indo tão bem.
E são normalmente satisfeitas com o presente, mas sempre buscam melhorias.
Não seria incrível ter esse tipo de autoconfiança todos os dias da semana? Já imaginou ser esse tipo de profissional e pessoa? A boa notícia é que você pode conquistar essa autoconfiança em qualquer momento de vida!
“A baixa autoconfiança não é uma sentença de prisão perpétua: a autoconfiança pode ser aprendida, praticada e dominada – assim como qualquer outra habilidade, uma vez que você a dominar, tudo na sua vida mudará para melhor”
– Barrie Davenport
O que você entra em questão é uma simples pergunta: se você não acreditar em si mesmo, como você espera que alguém acredite?
Para ajudar a aumentar ou incutir essa autoconfiança em você, tente algumas das dicas listadas abaixo.
Você pode até fingir no início simplesmente parecendo ser autoconfiante para si mesma e pessoas ao seu redor, mas progressivamente vai começar sentir naturalmente a autoconfiança crescendo dentro de você.
A partir de algum tempo e bastante prática (isso não é um fenômeno que acontecerá da noite para o dia), você também pode se tornar uma pessoa autoconfiante, tanto por dentro quanto por fora! E, assim, os outros irão reconhecer e admirar-lo por essa competência.
Você precisa começar a praticá-las diariamente, começando hoje – agora!
Como ter autoconfiança
1 – Fique longe da negatividade e traga para si a positividade
Esse é o momento de realmente avaliar o seu círculo íntimo, incluindo amigos e familiares. É um pouco difícil, mas é a hora de considerar seriamente a ficar longe daqueles indivíduos que o colocam para baixo e duvidam de sua confiança e/ou potencial.
Mesmo que você se afaste por um tempo, isso fará uma enorme diferença e o ajudará a avançar em direção a conquistar mais autoconfiança.
Reflita qual o ponto positivo, mesmo que no primeiro momento a situação pareça ruim. Há sempre pontos que nos trazem algo positivo, como aprendizado, crescimento, fortalecimento por exemplo.
Busque animação com situações que lhe tragam esse energia boa, exemplo conversar com amigos, família, colegas, exercícios entre outros.
Pare de se concentrar nos problemas de sua vida pessoal e profissional e, em vez disso, comece a se concentrar em soluções e a fazer mudanças positivas em sua rotina.
2 – Mude sua linguagem corporal e imagem
Isso significa que a sua postura, sorriso, contato visual, e fala amigável devem entrar lentamente em jogo. Apenas o simples ato de puxar seus ombros para trás dá a outros a impressão de que você é uma pessoa confiante.
Se você sorrir não só vai o fará se sentir melhor, mas vai fazer com que os outros se sintam mais confortáveis ao seu redor. Imagine uma pessoa com boa postura e um sorriso? Essa é uma pessoa que mostra ser autoconfiante.
Olhe para a pessoa que você está falando, um o contato visual, pois esse comportamento mostra confiança. Por último, fale devagar.
Uma pesquisa provou que aquelas que falam lentamente e claramente sentem mais autoconfiança e parecem ser mais autoconfiante para os outros.
Ao se expressar dessa forma também, você estará realmente sendo capaz de que elas entendam o que está dizendo.
3 – Não aceite o fracasso e se livre das vozes negativas em sua mente
Nunca desista! Nunca aceite o fracasso! Existe uma solução para tudo, então por que você gostaria de jogar a toalha?
Faça dessas frases o seu novo mantra. Suceder através de grande adversidade é um reforço de confiança enorme.
Ter baixa autoconfiança é, muitas vezes, causada pelos pensamentos negativos correndo através de sua mente em um caminho sem fim.
Se você está constantemente atacando a si mesmo e dizendo que não é bom o suficiente, atraente, esperto ou atlético, e assim por diante, você está criando uma mentalidade possível de ser realizável.
Você está se tornando o que está transmitindo em sua mente, e isso não é bom. A próxima vez que ouvir negatividade em sua cabeça altere-a imediatamente para uma afirmação positiva e a mantém assim até que atinja um maior impulso de autoconfiança.
4 – Esteja preparado!
Saiba tudo que puder sobre o seu campo de trabalho, apresentação, atividades – o que está próximo em sua lista de “conquistar”. Se você está preparado, e tem o conhecimento para apoiá-lo, sua autoconfiança aumentará.
Conhecer, estudar e se preparar do assunto que está te deixando com baixa confiança é a primeira coisa para mudar esse status. Além disso, ampliar o seu autoconhecimento (quais são seus potenciais, suas competências e seus gaps) é de extrema importância para saber lhe dar com as adversidades da vida e conduzi-la de forma tranquila e eficaz.
5 – Para tempos difíceis, quando tudo mais falhar: Crie uma lista!
A vida está cheia de desafios e há momentos em que é difícil manter a sua autoconfiança sempre alta. Desse modo, sente-se agora e faça uma lista de todas as coisas em sua vida que está grato, e outra lista de todas as coisas que se orgulha de realizar.
Uma vez que suas listas estão completas, coloque-as na porta da geladeira, na parede, na mesa, no espelho do banheiro – em algum lugar onde você possa facilmente ser lembrado de uma vida incrível que tem e que pessoa incrível realmente é.
Se você sentir que sua autoconfiança está diminuindo, dê uma olhada nessas listas e deixe-se ser inspirado novamente!
Esse processo de desenvolvimento da Autoconfiança pode ser feito com o suporte de um Coach. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais como o Coaching pode auxilia-lo nesse processo!