Fazer uma transição de carreira é algo que causa muita ansiedade nos profissionais. O caminho mais seguro sempre parece ser ficar onde está, fazer o seu melhor para conseguir crescer nessa área e deixar de lado a ideia de partir para outro tipo de profissão.
Porém, o caminho seguro nem sempre é o certo. Muitas mudanças podem levar à transição de carreira: sua atual profissão, por causa da tecnologia e das inovações, está deixando de existir; existe um limite de idade para sua carreira atual, como no caso de atletas profissionais; você foi demitido ou seu setor atual está passando por uma grande crise; ou, ainda, sua profissão atual traz mais estresses do que benefícios e você sente que é hora de mudar.
Seja qual for o seu motivo, o texto de hoje é para falar sobre a importância de sair de sua zona de conforto e se acostumar às mudanças para começar uma nova carreira e mudar sua vida. Confira!
Os limites da zona de conforto
Zona de conforto, como o nome já diz, é aquela situação em nossas vidas em que nos sentimos confortáveis – não necessariamente felizes e satisfeitos, mas confortáveis o suficiente para não pensarmos em mudar. Mas o que parece ser bom, até certo momento, pode se transformar em algo ruim.
Quando precisamos fazer uma mudança, a zona de conforto acaba representando uma barreira psicológica que nos impede de encarar desafios e melhorar a nossa qualidade de vida. Enquanto mudar parece assustador e nos deixa ansiosos, a zona de conforto é um lugar conhecido e acolhedor que pode nos fazer pensar que a mudança não é tão necessária assim.
No entanto, mudar é preciso. Lançar-se ao desconhecido proporciona desenvolvimento e descobertas. Quando mudamos, conhecemos novos caminhos e novas pessoas que podem nos ajudar a trilhá-los. Não mudar significa não aprender nem conhecer nada de novo e isso nos deixa estagnados, sem ter para onde ir ou o que fazer.
Sair da zona de conforto e fazer mudanças é algo que gera medo, inseguranças e ansiedade com o desconhecido e, por isso, é nosso maior obstáculo para assumir riscos e crescer na vida pessoal e profissional.
Um profissional que não se arrisca não consegue fazer sua transição de carreira porque, para fazer isso, é necessária alguma coragem e a aceitação de que tudo mudará a partir de então. Lidar com essa mudança não é algo fácil: é preciso se preparar para todas as fases que ela pode oferecer.
As fases da mudança
Como todo o grande processo que acontecem na mente humana, a mudança passa por algumas fases. Saber o que esperar e como lidar com cada uma delas é uma maneira de fazer de sua transição de carreira uma experiência mais tranquila e sem grandes problemas. As fases da mudança são:
Negação
Nosso primeiro pensamento quando enfrentamos uma mudança é dar um jeito para que ela não aconteça. Seja acreditando que podemos recuperar o antigo emprego ou que não precisamos trocar de área, nosso primeiro instinto, estimulado pelo medo e pela insegurança, é a negação.
Justificativa
Essa fase costuma acontecer quando começamos a pesar, quase inconscientemente, os prós e contras da mudança. Encontramos tanto justificativas para permanecermos quanto para deixarmos o emprego e tentar fazer a transição de carreira. Aqui, o melhor é se deixar argumentar para ambos os lados, mas nunca deixar de pensar nos benefícios da mudança.
Busca dos benefícios
Neste momento, começamos a perceber os benefícios da mudança e, muitas vezes, eles não precisam ser tão grandiosos – apenas convincentes. Os dois empregos têm salários parecidos, mas o novo fica mais perto de casa? Ponto para ele.
Comprometimento
Neste estágio, já completamente convencidos pelos benefícios encontrados, nos comprometemos com a mudança e começamos a levá-la a sério. Isso pode se manifestar de vários modos: na procura de um curso, na reformulação do currículo e em muitas outras ações.
Por último, devemos dizer que algo que ajudará muito nesse momento de transição é o acompanhamento de um coach profissional. O coaching tem muito a oferecer nos momentos de mudança, porque ajuda os profissionais a se conhecerem melhor e a saberem como se motivarem para alcançar seus objetivos.
Conversar com um coach quando estiver fazendo a transição de carreira pode ser uma ótima opção para descobrir como sair de sua zona de conforto.
Para saber mais sobre esse serviço, baixe agora mesmo o nosso e-book Pontos de partida e aprenda sobre coaching!