Um bom trabalho em equipe traz uma série de benefícios para você e sua empresa. Além de proporcionar o desenvolvimento profissional, traz resultados com eficácia, já que conquistas individuais são muito mais difíceis e lentas se comparadas aos êxitos obtidos em grupo. Por isso, saiba por quê o trabalho em equipe é importante e os benefícios que ele pode trazer a sua carreira e na organização em que você atua.
Características do profissional que faz um bom trabalho em equipe
Saber trabalhar em equipe nunca é fácil – mas algumas habilidades podem tornar esse desafio tranquilo e prazeroso. Por isso, listamos aqui algumas das competências que podem ajudar você a desenvolver uma boa parceria de trabalho com seus colegas, subordinados e superiores – veja abaixo:
Habilidade nos relacionamentos interpessoais:
Dominar a gestão de relacionamentos no ambiente envolve sua capacidade de se auto-conhecer, conhecer o outro e entender o que o ambiente está exigindo. É o tipo de habilidade que pode ser desenvolvida por meio de Feedback, Assessment e Coaching.
Comunicação assertiva:
Saber se comunicar é uma das principais chaves para o sucesso de qualquer profissional. Afinal, a falta de compreensão pode levar a muitos problemas em seu ambiente de trabalho: erros, falhas de processo, desentendimentos e até desligamentos. A habilidade de se comunicar é saber ser assertivo, objetivo e respeitar os seus direitos sem desrespeitar os do outro. Desenvolver continuamente essa habilidade ajudará a influenciar as outras pessoas da equipe e consequentemente o trabalho de todos.
Flexibilidade para lidar com mudanças:
O mercado está em evolução constante – novas tecnologias, processos mais eficazes e novas metodologias de trabalho surgem quase que diariamente. E o profissional que busca avançar em sua carreira e gerar resultados precisa estar atento e aberto a isso. Seja pesquisando sobre tema, fazendo vivências ou apenas estando aberto para conhecer e aplicar as mudanças, o fato é que um profissional em stand by é pouco atraente – para sua equipe, seu superior e a empresa onde atua.
Inteligência emocional:
Ter inteligência emocional engloba a capacidade de lidar com as emoções suas e das outras pessoas de forma eficaz, em situações dentro de seu ambiente. Quando você sabe reconhecer e administrar o sentimento que está envolvido naquele momento de pressão por exemplo, certamente as chances de conseguir realizar a tarefa e alcançar o objetivo são maiores. Essa competência pode motivar os demais, e se destaca. Tanto é que hoje muitas empresas valorizam a inteligência emocional dando o mesmo peso da capacidade técnica em seus processos seletivos.
Dicas para garantir um trabalho em equipe bem-sucedido
Descubra a seguir, algumas dicas para visualizar o tipo de ambiente que deve existir dentro de sua equipe para garantir uma boa união de esforços entre todos. O trabalho em equipe bem-sucedido é o ponto de partida para criar times que funcionam e contribuem.
Consciência dos objetivos
O entendimento claro sobre a missão e o propósito de cada projeto é essencial para um trabalho em equipe eficaz. Os membros da equipe devem ter uma missão geral, acordada previamente e que fornece o direcionamento para os esforços de cada um. Esta clareza é ainda mais reforçada quando a empresa tem expectativas claras para o trabalho da equipe – como metas, prestação de contas e resultados.
Senso de pertencimento
Quando o profissional se enxerga como verdadeiramente parte de um time, vivencia um profundo compromisso com as decisões e ações do grupo. Esse sentimento é reforçado quando a equipe investe um tempo conjunto para desenvolver juntos as diretrizes do negócio.
Individualidade frente ao grupo
É fundamental que cada membro da equipe seja visto como uma pessoa única, com vivências, pontos de vista, conhecimento e opiniões para contribuir. Lembre-se que uma das forças de um bom time é justamente aproveitar as diferenças. Quanto mais uma equipe puder trazer pontos de vista divergentes, cuidadosamente apresentados e apoiados com fatos e opiniões, mais completa será a sua entrega.
Autocrítica
Quando um time é capaz de se examinar e melhorar continuamente seus processos, práticas e a interação entre os membros, maiores são as chances de um bom trabalho em equipe. Dessa forma é possível discutir abertamente as normas da equipe e os obstáculos que dificultam os progressos em esforço, talento e estratégia.
Ao trabalhar estes quatro pontos de uma forma assertiva, o trabalho em equipe flui de uma forma muito mais eficaz. Afinal, muitas vezes o maior desafio de uma equipe não é um grande projeto, mas sim as relações e as pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia. Se você sente que ainda precisa desenvolver ou aprimorar suas habilidades citadas no texto acima, o Coaching pode ser de grande ajuda nesse momento.