Um dos sonhos de qualquer pessoa que começa a trabalhar em uma empresa sem dúvida é crescer profissionalmente a ponto de poder alcançar posições reconhecidas por competência própria. O desejo pode ser ainda mais estimulante quando essa oportunidade é em um local que seja do seu interesse, com os valores/cultura compatíveis ao seus.

Cargos assim, porém, são acompanhados por responsabilidades igualmente importantes, principalmente no que diz respeito a gerir uma equipe. Se você também está em busca desse crescimento, mas não sabe ao certo o que deve fazer ou como deve agir, leia esse post até o final para obter dicas valiosas.

O que se espera de um gestor e sua liderança

Como amplamente difundido pelo conhecimento popular, um bom gestor, ou nesse caso um bom líder, não é aquele que vive simplesmente dando ordens e se colocando acima dos demais, mas sim aquele que, em nível de igualdade, sabe influenciar uma equipe a alcançar determinados resultados. Essa competência, porém, não é adquirida da noite para o dia, e muito menos forçada.

O mais comum, por sinal, é que ela se desenvolva com o tempo, através das experiências profissionais do indivíduo, que incluem principalmente os sucessos e os fracassos. Porém esse desenvolvimento de competências de liderança com apenas a vivência demora, assim é importante contar com ferramentas específicas que agilizam o resultado, como sessões de coaching, treinamentos comportamentais, que possuem o intuito de orientar o indivíduo da forma certa e mais ágil em relação a essa nova perspectiva de trabalho.

As principais competências de um líder

Todas as principais competências e atitudes esperadas de um líder, por sinal, giram em torno do relacionamento.

Afinal, é preciso se lembrar sempre que, como líder, você será o responsável por pessoas, devendo sempre cultivar uma relação de qualidade com todos a sua volta.

Abaixo separamos algumas delas para o seu conhecimento:

Servir como exemplo

Como líder, é normal que qualquer indivíduo seja visto por todos como uma pessoa que deva ser seguida e, pode-se dizer, até mesmo imitada, afinal muitas outras pessoas dentro da equipe almejam um dia chegar ao mesmo cargo e, como diz o ditado, é observando que se aprende. Por isso, é fundamental adotar um comportamento correto e literalmente exemplar.

Saber reconhecer talentos e recompensar o bom desempenho

Todo bom líder compreende que não faz nada sozinho, mas saber reconhecer e recompensar as pessoas que o ajudam também é importante. Observar constantemente a equipe, de modo a identificar talentos e trabalhá-los, além de observar o desempenho de cada um e os resultados alcançados a fim de recompensá-los também é uma atitude essencial a ser adotada.

Ser rígido quando preciso

Apesar de criar proximidade com as pessoas que lidera, um bom líder sabe também a hora e maneira certa de ser firme. O foco a ser mantido é sempre o crescimento profissional de todos e os resultados positivos para a empresa, e por isso mesmo algumas cobranças e feedbacks orientativos devem ser adotados sempre que preciso.

Saber ouvir

Um líder definitivamente é aquele que sabe ouvir o que os colaboradores de sua equipe tem a dizer, e não aquele que finge atenção ao que o outro tem para falar apenas para fazê-lo se sentir bem. Essa habilidade pode parecer simples, mas não é fácil de ser desenvolvida, afinal a correria do dia a dia e a pressão por conseguir bons resultados, muitas vezes faz com que não consigamos parar para de fato ouvir as pessoas ao redor.

Não ouvir o que o outro tem a dizer, além de gerar queixas e uma má reputação, essa atitude faz com que informações importantes sejam deixadas de lado. Cabe exclusivamente a você, porém, se esforçar para ser o tipo de pessoa que realmente ouve as demais e avalia suas respectivas ideias e apontamentos, fazendo com que se sintam de fato parte da equipe.

Admitir que precisa de ajuda

Todos sempre têm algo a aprender e a ensinar, independente do cargo que ocupam ou do nível de hierarquia em que se encaixam dentro de uma empresa. Um bom líder, nesse caso, sabe ouvir conselhos tanto de sua equipe quanto de seus superiores e admitir que precisa de ajuda para a resolução de alguns problemas. Essa, afinal, também é uma forma de trabalho em equipe. Os erros, caso venham a existir de sua parte, também devem ser admitidos.

Pode ser até mesmo que você já tenha percebido tais competências e atitudes em relação aos líderes com os quais já conviveu, mas adotá-las para si, como mencionamos, não é uma tarefa rápida, e obter a orientação certa se faz mais do que necessário nessas horas.

Com esforço e dedicação é possível obter um crescimento profissional rápido, mas, mesmo assim, é importante buscar profissionais capacitados para te orientar. Caso você queira que esse mesmo crescimento seja também sólido e quem sabe até mesmo contínuo, não espere mais.

Converse com nossa equipe por poucos minutos e descubra como uma sessão de coaching pode te ajudar mais do que você imagina. Estamos aguardando o seu contato.

Saiba mais sobre como desenvolver e aprimorar suas habilidades em liderança!

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