Profissionais costumam ser promovidos a papéis de liderança quando demonstram maturidade, competência e ética de trabalho. Mas o que fazem a partir desse momento é o que define sua posição como apenas um chefe ou um Líder Coach. Se você chegou a um cargo de liderança – ou almeja um – e quer se preparar para ser um bom líder, o Coaching será fundamental no processo. E esse artigo vai explicar por quê: siga conosco na leitura!
Competências que o Coaching traz para bons líderes
Um Líder Coach precisa conhecer a sua equipe e o que movimenta cada indivíduo para proporcionar desafios e conquistas. Compartilhar sua experiência gera, ao líder, a credibilidade para fornecer feedbacks no processo de desenvolvimento pessoal de cada um. Essa é uma tarefa mais fácil quando se conta com o suporte do Coaching: através da prática é possível desenhar cenários que auxiliem a construir ou aprimorar uma série de capacidades que fazem a diferença entre um chefe e um líder. Conheça algumas delas:
Mostrar honestidade incondicional
O Líder Coach é capaz de dar feedbacks verdadeiros de uma forma completamente construtiva, pois ele conta com um alto nível de consciência sobre si mesmo e sobre seu impacto sobre os outros. É justamente essa honestidade e transparência que lhe permite mergulhar no âmago da questão de forma assertiva. E assim conseguir influenciar a equipe a participar plenamente na busca de respostas criativas aos desafios organizacionais.
Entender quando gerenciar, liderar e treinar
O papel mais importante de um líder é treinar e desenvolver sua equipe para trabalharem de forma sinérgica na busca de um objetivo comum. É por isso que saber o momento certo é fundamental. Gerenciar é sobre “o que” precisa ser feito e treinar habilidades para orquestrar o grupo e mostrar como é possível trabalhar em prol deste resultado.
Saber conduzir um feedback
Embora uma conversa direta e honesta seja sempre o melhor caminho em ambientes corporativos, nem sempre isso acontece. É comum que pessoas em posição de liderança andem em círculos em conversas delicadas, por medo ou falta de expertise na condução desse tipo de situação. Nesse ponto, uma abordagem apoiada em três pilares pode ser a resposta:
- A – Ação: você observou alguma atividade – um comentário ou comportamento de um membro da equipe que lhe chamou a atenção. Deixe que a pessoa saiba disso – mas sem emitir julgamentos. Exemplo: “Júlio, parece que você está chateado, que quer dizer alguma coisa.”
- I – Impacto: deixe claro o tipo de impacto que esta atividade tem sobre você e o restante da equipe. Exemplo: “Júlio, quando você retém suas ideias e até suas preocupações, coloca toda a equipe em um jogo de adivinhação sobre o que você precisa.”
- R – Pedido: solicite uma mudança de comportamento ou de linha de raciocínio. Exemplo: “Júlio, por favor, deixe-nos saber como você se sente. Assim podemos trabalhar a respeito e evitar qualquer barreira em nossa comunicação.”
Este é um dos caminhos, mas é possível oferecer feedbacks positivos de diversas formas – conheça mais sobre o tema clicando aqui.
Se cada líder escutar e envolver os demais em diálogos, ao invés de conflitos, o engajamento vai aumentar significativamente. Esse é um dos grandes papéis de um Líder Coach dentro de uma organização: engajar as pessoas na busca pelas melhores soluções. E assim gerar resultados altamente positivos.
Lembre-se: Coaching é um investimento em pessoas e criar uma cultura de coaching traz benefícios a todos. Tanto que, segundo um estudo recente da International Coach Federation- ICF, 86% das empresas que contam ou já contaram com o suporte do Coaching relataram um retorno de 100% sobre o investimento inicial e um grande impacto nos resultados de seus clientes.
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