A recolocação profissional como momento de crescimento e aprimoramento
A necessidade de recolocação profissional afeta cada vez mais trabalhadores. Afinal, o mercado de trabalho está mais competitivo, com muitos profissionais, vagas limitadas ou muito específicas, consequência da dificuldade que as empresas estão enfrentando para se manter no momento econômico atual.
Mas, não se assuste! Ficar disponível no mercado é difícil, mas com estratégias certas e organização diária, a recolocação profissional pode acontecer mais rápido do que o esperado.
Para ajudar a voltar com força para o mercado de trabalho, separamos algumas dicas que ajudam a fortalecer sua imagem, qualificar suas habilidades e se encontrar como pessoa e profissional. Dê uma olhada e não perca mais tempo!
Dicas para recolocação profissional: comece já!
Conheça o Coaching de Carreira
O coaching de carreira ajuda a expandir oportunidades profissionais, direcioná-las ou mesmo reencontrá-las. Assim, é muito recomendado tanto em momentos de atuação efetiva, na busca de promoções ou mudança de empresa e até para a recolocação profissional em si, a partir de etapas que trabalham com foco na carreira e nos aperfeiçoamentos que podem ser realizados.
Para isso, é essencial buscar boas instituições e profissionais que definam um coaching de acordo com a personalidade, necessidade e perfil do profissional, passando longe de modelos padronizados considerados “efetivos”.
Defina seu plano profissional
Um dos trabalhos do coaching é a remodelação de seu plano de carreira. Afinal, os objetivos que você tinha lá no emprego anterior podem ter sido alterados ou até substituídos, criando uma indefinição que vai atrapalhar sua credibilidade profissional e pode até confundir em processos seletivos e entrevistas de emprego.
Separe algumas horas, sente em um lugar confortável e vá listando as possibilidades de carreira que você quer e pode seguir. A partir disso, construa um plano de carreira compatível com seus desejos e, claro, acessíveis de acordo com as ofertas do mercado.
Se você está em processo seletivo ou com entrevista marcada, procure avaliar a compatibilidade entre o seu plano de carreira e as oportunidades oferecidas pela empresa. Afinal, além de ser importante para você atuar de acordo com o seu planejamento, também é para as empresas que querem colaboradores que cresçam e caminhem junto, sem sair no meio do trajeto.
Organize suas finanças e pendências
Depois de definir o plano de carreira, organize sua vida! O mais importante aqui é colocar finanças e pendências na ponta do lápis para saber quanto você pode investir em qualificação, coaching e cursos que otimizem as chances para a recolocação profissional efetiva.
Não crie dívidas com as quais você não pode arcar nesse meio tempo: usar a razão e o senso crítico é essencial para não se prejudicar financeiramente e comprometer seu futuro.
Invista em qualificação e atualização
A partir do momento que você já entendeu o plano de carreira, colocou os números na ponta do lápis e sabe quanto pode investir, busque se qualificar e atualizar. As empresas sempre procuram profissionais que agreguem valor aos seus objetivos, missão e atividades propriamente ditas.
Com a maior qualificação em sua área, você se torna indispensável para a instituição, tem mais chances de uma recolocação profissional e de manter a estabilidade no emprego. Algumas opções para qualificação e atualização são:
- Coachings de carreira que te direcionam para cursos, exercícios e reflexões sobre a profissão, seus pontos fortes e fracos;
- Cursos técnicos que complementem a área de formação;
- Cursos profissionalizantes que auxiliem na atualização sobre sua área e especialização para vertentes dentro dela;
- Cursos complementares como pós, mestrados ou mesmo MBAs que, além de ajudar na qualificação, contam “muitos pontinhos” no currículo;
- Extracurriculares como aulas de idiomas, informática, ferramentas de escritório também ajudam nos diferenciais e facilitam a rotina de trabalho.
Forme redes de contato
Todos sabem as vantagens de um bom networking, indo desde recomendações de bons restaurantes até indicação de vagas, empresas, troca de ideias ou mesmo parcerias que agregam qualidade em novos projetos.
Aproveite que você está buscando a recolocação profissional e invista em manter contatos que possam oferecer desde coisas mais simples como conversas, dicas e sugestões para se qualificar até vagas reais, indicação em processos seletivos abertos e direcionamento para empresas que investem no crescimento dos funcionários.
Prepare um bom currículo e vá atrás
Depois de se preparar, é hora de atualizar o currículo e procurar vagas! Lembre-se de manter tipos de currículos de acordo com os perfis da vaga, descrevendo atuações mais relevantes e condensando atividades secundárias para a empresa que recebê-lo.
Além disso, cadastre-o em plataformas online, sites de emprego, envie diretamente para o e-mail da empresa e invista na tecnologia como sua aliada. Porém, não ignore os bons e velhos papel sulfite e envelope. Muitas organizações ainda valorizam o currículo físico e o fato do profissional ter investido tempo e disposição para entregar o currículo em mãos.
As dificuldades atuais, tanto para subir na empresa, conseguir outro cargo ou tentar recolocação profissional não são culpa sua e nem dos outros profissionais que estão lutando para conseguir estabilidade e possibilidades na carreira. O mercado de trabalho mudou e, com ele, também precisamos mudar. Para isso, conte sempre com uma consultoria que guie você para os melhores caminhos profissionais, sem criar mais dores de cabeça nesse trajeto.