Não há quem não queira passar uma boa imagem no ambiente de trabalho, porém nem sempre nos atentamos a todos os detalhes que contribuem para a forma como os outros nos vêem. Assim como na vida pessoal, a profissional também exige atenção e principalmente dedicação para que a imagem errada não seja transmitida, pois certamente ela está ligada diretamente com a sua carreira. O que importa não é o que você é, e sim o que as pessoas percebem de você.
Você já parou para refletir sobre a imagem que seus chefes e colegas têm de você? Será que ela condiz com a forma como você acredita que é visto?
Para conseguir essas respostas e principalmente trabalhá-las a seu favor, é possível adotar algumas medidas simples, como veremos a seguir.
A importância de uma boa imagem no ambiente de trabalho
Como diz o antigo ditado, “a primeira impressão é a que fica”, e isso é válido para qualquer ambiente ou situação. É comprovado que são necessários apenas 7 segundos para que alguém te avalie e forme uma imagem em relação à sua pessoa, considerando o que você fala, como você fala e principalmente a sua postura corporal.
Passado esse pequeno intervalo de tempo, se você tiver a oportunidade de conviver com os outros, essa impressão que fizeram de você pode ser real ou mudada. E, caso seu comportamento realmente não seja o mais adequado para transmitir uma boa imagem, é preciso reverter esse quadro mudando sua forma de se portar diante dos demais.
Nesse momento pode haver dificuldade em encontrar uma solução, pois nem sempre é fácil descobrirmos onde estamos errando em determinado assunto, por isso a busca por feedbacks das pessoas é muito importante para conseguir saber qual é a sua imagem. Por meio de um bom treinamento comportamental, por exemplo, você poderá se conhecer melhor a fim de descobrir onde deve melhorar.
Essa é uma etapa extremamente importante, pois a imagem transmitida no ambiente de trabalho influencia diretamente a sua carreira dentro de uma empresa, por isso, se não for adequada, deve ser trabalhada urgentemente.
Dicas para construir uma boa imagem
Ouça as pessoas
Caso você não saiba o que seus colegas e até seu chefe acham de você, é importante procurar ouvir o que eles falam, tanto nos feedbacks diretos quanto nos indiretos. Então comece a prestar a atenção e ouvir realmente e não deixar a sua resistência bloquear saber de fato qual é a percepção das pessoas sobre você.
O autoconhecimento, como mencionado acima, faz parte dessas dicas, por isso busque avaliar constantemente, se possível começando imediatamente, como é o seu comportamento em relação aos seguintes detalhes:
Linguagem corporal
A ciência comprovou que uma mensagem para ser transmitida com sucesso precisa ser realizada por 3 canais, palavras 7%, tom e timbre de voz 38% e o principal, postura corporal 55%. Com esse fato, não podemos deixar de dar relevância a qual é a nossa postura dentro da organização desde quando chegamos, como caminhamos pela empresa até a sala, se olhamos para as pessoas ou para o chão, ou se pisamos firme, por exemplo.
Se você chega no trabalho pensando nas coisas que tem que fazer e não consegue muitas vezes nem cumprimentar os outros, por exemplo, pode transmitir a ideia de estar mau humorado ou até mesmo passar a impressão de ser alguém metido ou anti-social. Outro exemplo de fácil conexão é quando você é uma pessoa “multitarefas” que responde e-mails ou começa a andar enquanto alguém está conversando com você. Isso pode passar a mensagem de que não está prestando a atenção necessária para o outro.
Essas são apenas algumas dicas que podem ser trabalhadas por qualquer pessoa na construção de uma boa imagem no ambiente de trabalho, e que se tornam ainda mais eficazes quando acompanhadas de ajuda profissional.
Tom e timbre de voz
Preste atenção ao conversar com seus colegas, a fim de identificar se o seu tom de voz ou os assuntos que você busca debater não estão te atrapalhando a ter uma boa imagem. Se você já tem um tom de voz mais grosso, alto, cuidado, naturalmente já mostra uma certa imposição.
Aparência
Quem cuida de sua aparência e de seu modo de vestir sem dúvidas passa uma boa imagem, por isso preste atenção aos detalhes: mantenha as unhas e o cabelo bem cuidados e use roupas que sejam adequadas para o ambiente de trabalho. Observando esse comportamento, as pessoas à sua volta perceberão que em relação ao trabalho você também é uma pessoa zelosa.
Outros comportamentos que podemos influenciar na imagem
Funcionários que se atrasam constantemente para o trabalho ou para reuniões tendem a não ser vistos com bons olhos, e o mesmo vale para quem perde prazos. Avalie se esse é o seu caso e, se for, busque cumprir seus prazos e horários corretamente.
Organização também é muito vista e percebida pelos outros, avalie se está tendo esse comportamento de forma a criar a imagem a seu favor.
Para evitar erros durante o caminho e construir sua imagem de forma certeira, conheça nossos Treinamentos Comportamentais, que são eficazes em diversos momentos de sua carreira. Havendo qualquer dúvida, converse com um de nossos profissionais.