Saiba como o coaching de carreira pode fazer por você, quando o seu emprego já não está mais te satisfazendo como deveria.
Você está satisfeito com sua carreira? Se a resposta for “não”, fique tranquilo, esse sentimento é comum no meio profissional, justamente por que a insatisfação pode surgir por diversos motivos. Uma carreira “estacionada”, por exemplo, deixa qualquer profissional desmotivado, e nessa hora é preciso saber o que fazer a respeito.
Provavelmente você percebeu que sua carreira está acomodada, ao reparar que não há mais chances de crescimento ou as atividades desempenhadas não te deixam mais realizado enquanto profissional, e continuar trabalhando nessas condições não é interessante para nenhuma das partes envolvidas.
Pode ser também que uma oportunidade melhor tenha surgido em seu caminho, porém lhe falta a capacidade de saber avaliar e escolher corretamente o que é melhor para o seu crescimento profissional. Nesses dois casos, a solução mais adequada a se buscar é o coaching de carreira e de vida, mas antes vamos refletir um pouco sobre as análises que você mesmo pode fazer.
O que identificar antes de procurar o coaching de carreira
Antes de procurar auxílio no coaching de carreira, que é nossa principal dica nesse contexto, é importante que você busque avaliar esse momento da sua vida profissional.
Já foi identificado que sua carreira está estacionada, mas o que afinal te levou a essa conclusão? A resposta para essa pergunta pode ser a inexistência de chances de crescimento ou as atividades desempenhadas, como mencionamos no início do post, mas pode também envolver outros fatores, como a sua própria auto motivação.
Pode ocorrer de a empresa permitir que você suba de cargo, por exemplo, mas se não houver a motivação necessária, qualquer oportunidade que surgir, por melhor que seja, será vista como algo sem importância ou que não contribuirá para o seu crescimento. O mesmo é válido para oportunidades de negócios que surgem em outras empresas: sem estar auto motivado será impossível que você avalie devidamente a proposta, podendo perder uma grande chance em sua vida.
Por isso é importante saber identificar se de fato foi sua carreira que estacionou ou se há algum tipo de insatisfação que leve a essa percepção, e isso pode ser feito por meio de uma avaliação interna, relacionada às suas expectativas, seus valores e seu propósito de vida.
Busque entender, além das oportunidades que sua empresa te dá, se há algo que você deveria estar fazendo melhor para encontrar satisfação no trabalho e mais motivação, como realizar todas as suas tarefas corretamente e ser mais produtivo. Caso identifique que esse realmente não é mais um caminho a ser trilhado e que há necessidade de mudança, não descarte as oportunidades que surgirem, e lembre-se que mudar comportamentos e desafios, de fato é a solução para muitos problemas profissionais.
Ao final dessa breve avaliação, procure o coaching de carreira e de vida para que sua carreira volte a te satisfazer.
Afinal, o que é coaching de carreira e de vida?
Embora seja possível fazer uma análise prévia, como a mencionada, tomar uma atitude sem a orientação correta pode gerar frustração e resultados indesejados em sua vida profissional, por isso é importante adotar o coaching de carreira e de vida como aliado nesse processo.
Explicando resumidamente, o termo coaching de carreira e de vida diz respeito ao trabalho realizado pelo coach a fim de levar o indivíduo (cliente) a lidar melhor com as adversidades, aprendendo a planejar melhor seu crescimento e obtendo equilíbrio tanto na vida pessoal quanto profissional.
Para alcançar tais objetivos, são utilizadas técnicas que visam expandir a capacidade de associação de ideias que, uma vez transformadas em ações, são capazes de produzir mudanças, potencializar performances e ampliar competências. Ou seja: o coaching de carreira é o aliado ideal de quem sabe que precisa mudar algo, mas não sabe por onde começar ou como fazê-lo.
Tendo isso em vista, e sabendo que é fundamental procurar uma solução caso queira que sua carreira realmente mude ao invés de ficar estacionada, evite tomar atitudes drásticas sozinho, sem orientação profissional. Afinal, mesmo que sua carreira esteja insatisfatória, se demitir de um emprego ou mesmo recusar uma oportunidade de negócios não é o tipo de escolha que deve ser feita sem muita análise.
Se você ainda tem dúvidas do quanto o coaching é importante para diversas esferas de sua vida, conheça nosso Serviço de Coaching, composto por profissionais associados à International Coach Federation, a associação de coaching mais importante do mundo.