É muito comum encontrar pessoas que num determinado momento da vida profissional se veem refletindo sobre seu atual momento e buscando novos objetivos e perspectivas, sentindo a necessidade de mudança, mas ao mesmo tempo não sabendo por onde começar. A falta de orientação, inclusive, pode ser trágica para os novos rumos a serem tomados, por isso é fundamental procurar um profissional e não tentar começar nada novo por conta própria.
Afinal, caso você se encontre nessa situação, somente com a ajuda certa será possível entender o real poder que existe na atitude de mudar e deixar que ele influencie positivamente sua carreira. Entenda a seguir como isso é possível.
Como o coaching pode te ajudar a mudar para melhor
Quando falamos de buscar orientação, principalmente no que diz respeito à carreira, estamos nos referindo a realizar reuniões de coaching a fim de descobrir o seu real potencial e o poder que há escondido na atitude de mudar.
Esse poder nada mais é do que você descobrir que é capaz de se apropriar de sua própria história, tomando decisões com propriedade e sabendo exatamente o que está fazendo.
Porém, por mais eficientes que sejam essas reuniões e o profissional escolhido, de nada adiantarão se não houver comprometimento e colaboração de sua parte.
Por isso, é fundamental que você de fato saiba que é preciso mudar e tenha força de vontade para que isso aconteça, colaborando com cada etapa do trajeto traçado pelo coach.
Esse trajeto na verdade é um processo holístico, que abrange os aspectos imediatos diagnosticados para a mudança,mas também contempla questões como família, saúde e, claro, trabalho.
Ele é composto por partes que não devem ter sua ordem alterada, começando pela curiosidade do indivíduo em relação à sua situação e as diferentes soluções que podem ser trabalhadas.
Nos nossos dias, um grande gerador da necessidade de mudança por exemplo, é a demissão. O primeiro passo é entender que momento é esse em sua carreira e procurar enxergar o que pode ser mudado, identificar os sentimentos predominantes e o que está ao seu alcance para ser feito.
É hora de focar na busca de respostas para essas questões e desenvolver um olhar estratégico para si mesmo, buscando identificar qual a sua missão ou o seu propósito de vida, onde você quer chegar,quais valores você quer preservar nessa jornada, em qual lugar do mercado de trabalho é possível encontrar algo que converse com o que você é e, principalmente, o que de fato motiva você.
Esse fator motivador, o dínamo, o poder que transforma seus recursos em ação,varia de pessoa para pessoa. Umas são mais motivadas pelo dinheiro, outras pela promessa de segurança e outras por aprovação social, aprendizado ou autorrealização, mas cada pessoa tem um ou mais motivos predominantes e somente identificando-os é possível dar o passo seguinte, ainda mais importante, que é o de adotar a atitude de mudar.
Nessa hora, ciente do que realmente move você e agindo conectado com essa sua verdade, finalmente poderá usufruir do real poder mudar e implementar novos rumos com sabedoria.
Mas esse, além de ser um processo holístico, também deve ser um processo contínuo, no qual você conhece a si mesmo, conhece a realidade externa,identifica seus recursos e os passos que devem ser seguidos, estabelece o plano de ação, implementa, revisita sempre para ver se precisa de adequações, redesenha as adequações necessárias e vai fazendo isso constantemente,mas de forma organizada e controlada como o que é proposto no ciclo PDCA.
O que é PDCA no coaching
Muito utilizado no meio corporativo para a melhoria de processos nas empresas, o PDCA pode ser uma das ferramentas empregadas também no coaching, para auxiliar neste circulo virtuoso constante das mudanças pessoais e profissionais. A metodologia cuja sigla significa Plan (planejar), Do (executar), Check (avaliar) e Action (agir) propõe que todas essas etapas sejam parte de um ciclo que objetiva a evolução e a busca constante de aperfeiçoamento , o que é fundamental quando você se propõe a estabelecer mudanças sustentáveis .
Mudar é uma atitude poderosa que está em suas mãos. Você pode fazer isso por “tentativa e erro” ou pode decidir que vai fazer de um modo estratégico, como alguém que quer ser o protagonista de sua própria história.
Portanto, se você sente que precisa mudar, seja por conta de uma demissão, por não se sentir mais à vontade na empresa em que trabalha ou por desejar ser um profissional melhor, é preciso ter em mente que esse é um processo poderoso e constante, que te fará ter mais controle sobre sua vida e agir de acordo com o que realmente acredita.
Você está preparado para ter esse poder em mãos? Então não perca mais tempo, afinal estamos falando da sua vida e da sua carreira, e elas não podem esperar. Entre em contato conosco agora mesmo para agendar uma conversa com um dos coaches da JJ Assessoria.