Você sabe o que é ser realmente um líder ou o que é liderar? Esse questionamento aparece em diversos momentos da vida e desde pequenos somos questionados se temos o que é preciso para tomar frente de uma situação. Na escola somos colocados em pequenos grupos para treinar comportamentos sociais e mais tarde quando enfrentamos o “mundo real” é necessário colocar em prática.
Atualmente, quando falamos em líderes, logo pensamos nos gestores que assumem a frente dos negócios. Porém, nenhuma empresa, por melhor e mais posicionada que ela seja, consegue atingir sucesso sozinha. Um bom trabalho em equipe é um dos pontos fundamentais para alcançar o êxito.
Muitos anseiam em chegar no papel de líder, mas poucos são preparados ou buscam se desenvolver para assumir a gestão. Se hoje você está nessa situação, confira algumas dicas e saiba quais são as habilidades interpessoais que te ajudarão a alcançar o sucesso:
Qual o papel do gestor na liderança?
Antes de qualquer coisa, o líder precisa entender que agora ele influencia pessoas para um objetivo em comum. Definir seu papel e suas funções, desde as individuais como as da equipe de trabalho, desenvolver metas através do entendimento de quais são os objetivos da empresa e chegar nos resultados que o seu time deve alcançar são gestões inerentes ao líder. Mas administrar pessoas como determinar e acompanhar o papel de cada colaborador da sua equipe, analisar se eles são as pessoas certas para aquele trabalho, como desenvolvê-las e motivá-las para mantê-las na equipe, é essencial para o sucesso do gestor. Nunca esqueça que um líder que inspira a sua equipe, alcança os resultados efetivos com mais facilidade.
Quais habilidades interpessoais que um líder deve ter:
Empatia
A empatia é a capacidade de entender, sentir e se colocar no lugar da outra pessoa. Consiste em tentar compreender as situações, sentimentos e emoções de forma racional, vivenciadas pelo outro. Ser empático auxilia os gestores a entender melhor seus colaboradores, além de dar feedbacks mais seguros. Conhecer as dificuldades e limitações do colaborador ajuda o gestor a buscar melhores soluções para conquistar o resultado desejado da empresa.
Ouvir x Falar
Saber ouvir verdadeiramente, sem julgamentos e se manter atento ao que o colaborador fala sem interrompê-lo, faz com que o gestor entenda melhor os anseios e demandas da equipe e desperta confiança e segurança das pessoas.
Boa comunicação
Simplicidade e clareza na hora de se comunicar com a equipe é uma das mais importantes habilidades interpessoais que um gestor deve ter. Desde uma conversa informal durante um almoço ou um café, até o modo objetivo e direto em uma reunião, é fundamental se comunicar com a equipe de maneira assertiva, para que as tarefas sejam feitas de forma eficaz por parte da equipe. Além do que uma boa comunicação favorece para um bom ambiente de trabalho com mais harmonia e gera resultado positivo.
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Visão do Negócio
Além de uma boa comunicação e ter um bom relacionamento com a equipe, o líder deve buscar ter visão do negócio e da estratégia. Essa capacidade mostra que o gestor não está só envolvido com as demandas dele, mas sim em parceria com os objetivos da empresa.
A importância de um coaching de carreira
Nesse contexto, mais importante do que saber identificar quais habilidades são esperadas de você, é saber como trabalhá-las. E, considerando que liderar é uma função completamente nova, cuidar dessa tarefa sozinho não é uma das atividades mais simples.
Para se tornar um líder de excelência é preciso buscar auxílio em algumas áreas, ao menos no início, sendo principalmente nesse momento que o coaching se faz necessário, sendo responsável por auxiliar milhares de profissionais a construir suas carreiras, utilizando para isso sessões específicas de Coaching de Carreira. Irá ampliar suas competências e potencializar sua performance, de modo a construir resultados que condizem com sua nova posição dentro da empresa.
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