Você já deve ter se deparado com inúmeros momentos estressantes em sua vida, afinal não há quem não passe por eles. Seja no âmbito pessoal ou profissional, é impossível encontrar alguém que nunca tenha saído do controle emocional. Porém, quando envolve o ambiente de trabalho, a situação requer mais cuidado e atenção, pois está ligada diretamente à sua carreira, sendo de extrema importância manter o equilíbrio das nossas emoções.
Obter esse controle nem sempre é fácil sem a orientação correta, por isso o coaching de vida costuma ser procurado como alternativa para quem não sabe ao certo quais atitudes tomar e até mesmo se vê diante de uma crise causada por um simples momento estressante. Por meio das sessões, são obtidos pontos de vista seu, que irão ajudar a criar um cenário do que ocasionou tal crise, como ela pode ser solucionada e o que deve ser feito para evitar novos conflitos.
Primeiro passo do controle emocional: entender o que causou seu estresse
O coach irá te guiar no caminho do autoconhecimento e análise e te levará a descobrir quais experiências podem despertar mais facilmente emoções que você não consegue controlar. Isso também é muito importante, pois nem sempre estamos dispostos e admitir para nós mesmos que falhamos em determinados pontos, principalmente no autocontrole.
É claro que sem a sua participação ativa é impossível chegar a algum lugar, e saiba que é possível que você dê os primeiros passos em direção ao controle emocional antes mesmo de começar suas sessões. O primeiro deles é tentar entender de onde surge o estresse, ou seja, quais são as causas, para então buscar fazer algo a respeito.
Se tratando do ambiente corporativo, pode ser que o comportamento de algum colega seja o principal motivo, ou mesmo a cobrança vinda de seus superiores e a pressão do dia a dia em relação a metas e resultados. Nesse caso, não se controlar pode significar conflitos desnecessários, ter seu rendimento comprometido e até mesmo causar uma demissão, o que é uma situação que ninguém deseja.
Entendendo o que te leva ao estresse e quais são suas ações diante dele, você deve começar a observar em quais momentos ele começa a surgir e, embora possa parecer difícil, ao se perceber saindo do seu estado de equilíbrio, poderá lidar com ele de uma forma mais leve e inteligente, dando abertura para que emoções positivas possam surgir. Essa, por sinal, é uma tática abordada e defendida em sessões de coaching, que visam ainda te levar a refletir sobre todos os fatores envolvidos no surgimento do estresse, sejam eles psicológicos, ambientais, socioculturais ou outros.
Técnicas além do coaching de vida para controle emocional
Além do auxílio das sessões de coaching de vida, é interessante adotar algumas estratégias, indicadas ou não por ele, que irão auxiliar profundamente num maior controle emocional, deixando o estresse o mais longe possível.
Algumas delas são:
Adote hábitos saudáveis
Pode parecer que não, mas a adoção de hábitos saudáveis dá abertura para boas emoções e sentimento de realização. Sendo assim, busque se alimentar corretamente e, principalmente, realizar exercícios com frequência. Isso será útil até mesmo para aumentar sua produtividade no trabalho.
Busque se conhecer
Mais uma vez reforçamos a importância do autoconhecimento. Separe um tempo para refletir sobre suas emoções e seu comportamento, se questionando com perguntas como: você é uma pessoa que se irrita facilmente? Costuma “descontar sua raiva” em pessoas que estão por perto? Tem facilidade para encarar tudo pelo lado positivo? Todas as respostas devem ser trabalhadas durante o coaching de vida.
Trabalhe sua mente
Como o corpo, a mente também deve ser trabalhada e também merece poder descansar. Uma ótima forma de unir essas duas necessidades, deixando a pressão do dia a dia longe, é por meio da leitura. Importante ressaltar que, para a finalidade de aliviar o estresse, essa leitura deve ser prazerosa.
Faça uma coisa de cada vez
Por mais demandas que surjam diariamente em todos os âmbitos, lembre-se de trabalha-las separadamente, dando a devida atenção a cada uma. Dessa forma os resultados são melhores, você não se sobrecarrega e ainda evita ter que refazer algo, o que é uma situação realmente estressante.
Planeje e organize seu dia a dia
Seja no trabalho ou nas tarefas pessoais, evite ao máximo se atrasar ou procrastinar. Esses dois comportamentos são verdadeiras bolas de neve que em pouco tempo acumulam diversas tarefas que deveriam ser entregues ou compromissos que deveriam ser cumpridos, aumentando ainda mais a pressão e, claro, o estresse.
De modo geral, buscar deixar as coisas mais leves é buscar o que aquela situação tem de positivo é uma boa saída para manter o controle emocional e deixar o estresse longe. Lembre-se que o coach é o profissional certo para te ajudar.