Quando você recebe o convite para uma entrevista de emprego é muito comum imaginar quais serão suas respostas e reações. Parabéns! Essa é uma atitude importantíssima a ser tomada neste momento.
Quanto mais preparado você estiver antes da entrevista, maiores são as chances de se sair bem, de formular respostas assertivas, objetivas e não esquecer informações essenciais do seu conhecimento para se vender da melhor forma.
Por isso, selecionamos aqui algumas perguntas com esse perfil, para que você possa se preparar para sua próxima entrevista de emprego e mostrar todo o seu potencial como o bom profissional que é.
Os exemplos abaixo são apenas modelos, porém as perguntas podem ser feitas de forma diferente, mas com uma resposta parecida. Sugerimos antes de qualquer processo seletivo, escrever seu roteiro, pois assim as respostas estarão frescas na sua memória e a ansiedade diminuirá.
Perguntas e possíveis respostas
Fale-me a seu respeito
Fale sempre de forma prática e direta, sem divagações. Sempre procure abordar estes quatro fatores: vida pessoal, escolaridade, experiência profissional e atual (com ênfase no último cargo ocupado).
O que você sabe sobre nossa empresa?
É fundamental preparar-se antecipadamente, buscando informações como produtos, tamanho, faturamento, reputação, políticas internas e filosofia da empresa.
Assim você não corre o risco de soltar a clássica resposta “não sei muito, mas gostaria de saber mais”, que inúmeros outros candidatos fazem.
Por que você quer trabalhar para nós?
Mostre que você quer fazer parte de um projeto, solucionar um problema contribuir de forma positiva para metas específicas da empresa – com base nos conhecimentos adquiridos ao pesquisar sobre o negócio. Se possível, ilustre com resultados obtidos anteriormente em outras posições.
O que o atrai mais na posição que estamos oferecendo? O que o atrai menos?
Foque sua resposta em três ou mais fatores positivos – e apenas um fator negativo, de baixa relevância.
O que você pode contribuir na nossa empresa?
Seja realista: diga seus pontos fortes e se possível, com exemplo de situações que demonstrem esses pontos.
Alguma vez você demitiu um funcionário? Em caso afirmativo, quais foram as razões e como tratou o assunto?
Explique que já viveu a experiência, tendo sido bem-sucedido e como a condução foi feita de forma profissional e com o nível de cuidado que a questão merece.
Por que você está se desligando da empresa?
Essa é uma das “perguntas difíceis”, por isso seja direto e mantenha sua versão do início ao fim. Evite mencionar fatos desabonadores de sua empresa ou chefes anteriores e procure dar uma resposta de tom coletivo: “nosso projeto foi finalizado” ou “o escritório está encerrando as atividades” – mas absolutamente sinceras. Lembre-se que todo recrutador tem como checar a veracidade dos fatos que você mencionar.
Por que você ainda não encontrou uma nova colocação?
Mostre que você está buscando mais que um emprego: está à procura de uma oportunidade desafiadora, que lhe permita crescer profissionalmente através de novas oportunidades e cenários – algo que não é tão simples de encontrar em qualquer empresa.
Como se comportar em uma entrevista por competência
Nestes casos, o recrutador está buscando saber se você sabe desempenhar as atividades que fazem parte dos requisitos do cargo – e a qualidade do seu trabalho.
É por isso que eles fazem perguntas relacionadas a situações que você apresenta em seu histórico profissional e que também fazem parte do perfil da vaga.
Por isso prepare-se pensando em três ou quatro situações profissionais que exigiram sua intervenção para que fossem solucionadas. Assim, caso elas surjam, ficará muito mais fácil lembrar-se delas durante a entrevista de emprego.
Atitudes importantes
- Preparar-se com antecedência: pesquise sobre a empresa, conheça seus produtos, principais clientes, áreas de atuação, cases de destaque e habilidades exigidas para o cargo em questão e você terá um bom ponto de partida.
- Permaneça atento e certifique-se de ter ouvido a pergunta corretamente, para responder da forma certa e sem rodeios. Seja estratégico nas respostas.
- Se não puder responder, seja sincero.
- Tenha em mente que o primeiro grande preparo é o respeito a si próprio, ao meio e ao outro. Pensar e se organizar para esta etapa do processo é fundamental, mas você só será bem-sucedido se tudo isso for baseado em valores reais e situações reais.
Se você ainda não se sente totalmente pronto para se sair bem em uma entrevista de emprego, fale com os especialistas da JJ Assessoria: clique aqui e envie sua mensagem!