A maioria dos profissionais desejam no fim do dia que o mesmo tivesse mais que 24 horas para conseguirem concluir tudo programou.
Provavelmente, você já pensou isso. Atualmente, com todas as tecnologias, incluindo smartphones e mídias sociais e formas de comunicação, muitos estão convencidos de que a multitarefa é a solução.
No entanto, há cada vez mais estudos e evidências de que parar tarefas para responder a uma nova mensagem de e-mail, whatsApp ou atender uma ligação ao telefone realmente diminui a produtividade.
Uma nova pesquisa da CareerBuilder revelou que entre duas ou mais horas do dia são perdidas em distrações. Os 3 maiores assassinos da produtividade são:
- Celular – 55%
- Internet – 41%
- Redes sociais – 37%
De acordo com o livro, “One Second” (um segundo à frente) de Rasmus Hougaard, especialista em treino da mente, existem algumas regras básicas que podem ajudá-lo a gerenciar seu foco e consciência em todas as suas atividades na empresa.
Praticando-as garantirão aumento da sua produtividade, menos stress, mais satisfação no trabalho e uma melhor sensação de bem-estar.
As duas melhores regras, a qual chama de atenção plena, incluem:
1 – Foco total por alguns minutos em sua tarefa atual.
2 – Avalie durante o seu dia quais são as distrações e limite as de forma muito rigorosa durante esse período de atenção.
Você não deve fazer duas tarefas cognitivas significativas ao mesmo tempo. A mudança que fará ou dar atenção a outra se tornará fragmentada e ambas vão sofrer um prejuízo.
Hougaard descreve algumas estratégias mentais ou hábitos que cada profissional precisa cultivar para manter sua mente mais clara e calma. Em consequência disso, você aumentará a sua produtividade.
Exemplos de empresas que já treinaram as suas equipes sobre essas estratégias mentais incluem Google, Starbucks, AOL etc.
Estratégias que aumentam a concentração no trabalho
1 – Esteja mentalmente presente e engajado na tarefa atual
A sua presença é fundamental para ter foco e atenção. Isso significa que sempre deverá prestar atenção no que está fazendo aqui e agora, exemplo se estiver com às pessoas, ouça verdadeiramente, não fique pensando em outra situação.
Prática: Faça uma decisão consciente de estar intencionalmente mais presente, perceba se está com o pensamento na comida quando estiver fazendo a refeição, por exemplo, ou se está pensando no que tem que fazer, ou horário ou problemas. Importante é observar isso e se não estiver com foco, volte o seu pensamento.
2 – Dê respostas racionais em vez de reações impulsivas
Isso requer paciência, ou a capacidade de suportar algum desconforto mantendo a calma em face de situações desafiadoras. A paciência está mais preocupada com objetivos maiores, em vez de soluções rápidas ou temporárias.
Prática: Pare por um minuto e faça pequenas respirações para se acalmar, antes de reagir.
3 – Veja cada situação com uma mente de principiante
Sem uma mente de principiante, o que você tem visto e feito no passado, chamará a percepção habitual que pode ser problemática, ou seja, pensamentos limitantes. Isso significa que você não pode realmente ver a realidade de hoje.
Prática: rejeite quaisquer percepções habituais, e desafie a si mesmo para ser mais curioso em suas atividades do dia a dia.
4 – Liberte-se de problemas que não consegue resolver
Aceitação é a percepção de que todos os problemas não podem ser resolvidos, e ficar frustrado ou com raiva não vai resolver o problema. Pelo contrário, só vai torná-lo menos eficaz e feliz.
Prática: opte por seguir em frente, avaliar o que está ao seu alcance, se iniciar uma batalha interior você terá um desgaste de energia e esforço, deixando de lado o foco e a produtividade.
5 – Priorize as atividades e elimine a procrastinação
Priorização refere-se a esse processo de classificação de seus objetivos e tarefas, a fim de ser produtivo e fazer mais, melhor e em menos tempo. A maneira fácil de priorizar o que você precisa fazer é usar o sistema ABC:
- A – muito importante
- B – importante
- C – menos importante
A procrastinação significa adiar uma tarefa. Ela apresenta muitas causas e racionalizações, desde distrações, falta de motivação, perfeccionismo, preguiça e até medo do sucesso ou fracasso.
Tenha em mente dois pontos:
1) A não priorização leva à procrastinação
2) Falha na priorização leva à procrastinação
Como resolver?
- Use o sistema ABC citado acima
- Certifique-se de que seu critério é claro, critério pelo qual você decide quais são as coisas muito importantes e quais não
- Esclareça o que você mais valoriza. Isso o fará priorizar de forma eficiente suas tarefas
- Aproveite para realizar as tarefas que você menos gosta antes, pois são elas que normalmente são adiadas para depois.
6 – Tenha organização
Ser organizado é uma das habilidades mais eficazes que você adquire para alcançar o sucesso no trabalho. Quando você se organiza, pensa mais claramente e está em sintonia com os seus alvos e como alcançá-los.
Alcançar o sucesso vem de trabalhar proativamente para impulsionar os negócios. Se você estiver trabalhando em modo reativo – e em um ambiente caótico e desordenado – o progresso diminui. Aqui estão as principais dicas para trazer organização no trabalho:
- Organize o seu espaço de trabalho
- Planeje o que tem que executar um dia antes
- Reveja, revise e continue avançando na organização
- Crie um planejamento diário
- Faça a classificação de importâncias das tarefas
- Lembre de falar “não” quando necessário para não gerar acumulo de tarefas que não puderam ser cumpridas
7 – Conscientemente, elimine os pensamentos limitantes e as distrações
Eliminar é uma estratégia mental simples, mas poderosa para limpar sua mente e se focar na tarefa. Deixe de lado um problema preso na sua cabeça, ou distrações frequentes, como um novo e-mail ou acesso às redes sociais.
Prática: periodicamente separe um tempo de relaxamento e faça respiração para reorientar os seus pensamentos.
Sem essas iniciativas “ mindfulness”, a maioria das pessoas encontrarão dificuldade em sua capacidade de se concentrar no trabalho.
Todos nós enfrentamos a mesma sobrecarga de informações, aumento da pressão para executar algo rapidamente. Além disso, nos encontramos altamente distraídos da realidade do trabalho.
Nossa atenção está continuamente sendo disputada, levando a menos resultados. Você já reparou no impacto em sua produtividade, saúde e felicidade? Agora pode ser a hora de aumentar o seu foco. Para isso, entre em contato com os especialistas da JJ Assessoria!