Toda empresa visionária busca desenvolver habilidades em seus colaboradores. Também procura ajudar a atingir o seu pleno potencial e explorar o máximo desempenho.
Para isso, elas investem em constantes treinamentos, palestras, cursos de aperfeiçoamento na área que atuam, dentre outras modalidades para que se tornem mais produtivas.
Há duas que estão sendo bastante notáveis nestes dias devido aos resultados comprovados. Mas, qual delas a sua empresa deverá oferecer aos colaboradores?
E se tratando de gestão de desempenho, o coaching seria o mais indicado? E o mentoring? Em que momento aplicá-los? Você sabe diferenciá-los?
Antes que você responda a essas perguntas, é fundamental entender a diferença entre os dois.
Definição entre Mentoring e Coaching
Mentoring
Em uma verdadeira relação entre o mentor e seu aprendiz, eles trabalham em parceria ao longo de meses ou até alguns anos. O foco do mentor é o desenvolvimento específico da área para o seu aprendiz (colaborador).
Nesse contexto, a mentoria é transformadora – tanto para o mentor e especialmente para o aprendiz. Eles desenvolvem um relacionamento profissional permanente. A mentoria é como um aconselhamento nas questões técnicas, vai além de um professor, pois o mesmo além de ensinar, orienta e estimula o colaborador com metas e desafios para o aprendizado.
Muitas vezes o profissional chamado de Mentor é da própria empresa e tem ampla experiência e conhecimento da área que irá dar a mentoria.
Coaching
Coaching, por outro lado, envolve um profissional que não é especialista na área do cliente (coache), mas sim, certificado nas técnicas dessa ferramenta. O objetivo é desenvolver competências que são necessárias para o cliente tanto na área profissional como pessoal. Normalmente envolve de 10 a 12 encontros e pode ser realizados com consultores de fora da empresa. O ponto central dessa abordagem é fazer com que o indivíduo explore a si mesmo para encontrar respostas, suas próprias soluções. Por isso, o uso de perguntas é bastante introduzido pelo coach nas sessões.
Diferenças entre Mentoring e Coaching
Mentoring
- Orientado para competências técnicas
- Foco no ensinamento, orientação dentro da área profissional
- É bidirecional
- Está preocupado com a transformação do conhecimento e da prática técnica.
Coaching
- Orientado para competências comportamentais
- De curto prazo
- Impulsionado para as soluções que o profissional acredita
- É unidirecional
- Está preocupado com a transformação comportamental
Mentoring ou Coaching? Qual escolher?
Seus colaboradores poderiam se beneficiar de uma relação de mentoria caso o objetivo seja o desenvolvimento técnico da atividade e a médio ou longo prazo. Já a aplicação do Coaching poderia ser para o desenvolvimento de habilidades comportamentais de curto prazo.
Mas se você sente que precisa decidir entre um ou outro (por razões orçamentárias, por exemplo), aqui estão as diretrizes para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Considere o Mentoring quando:
- Você está procurando desenvolver habilidades em seus colaboradores e competências específicas usando ferramentas de gerenciamento de desempenho as quais envolvem o gerente
- Você está introduzindo um novo sistema ou programa e os colaboradores precisam se tornar proficientes
- Você tem um pequeno grupo de indivíduos (cinco a oito) que precisam de maior conhecimento em áreas específicas.
-
Quando você tem um profissional com amplo conhecimento da área que possa fazer o papel do Mentor para orientar outro colaborador.
Considere o Coaching quando:
- Você está procurando desenvolver seus líderes ou unir talentos como parte do planejamento de sucessão
- Você precisa desenvolver seus diversos colaboradores removendo as barreiras voltadas a relacionamentos interpessoais
- Você quer desenvolver melhor os seus colaboradores de maneira que possam influenciar as pessoas para alcançar as metas e ir além das competências específicas
- Você quer criar uma força de trabalho com habilidades para gerir o negócio
Lembre-se: coaching e mentoring são abordagens eficazes para o desenvolvimento de talentos dentro de uma empresa.
As suas necessidades específicas devem fornecer orientação sobre qual opção escolher. Tomar a decisão certa pelas razões certas ajudará a levar a resultados mais positivos, satisfatórios e que possam gerar rentabilidade para a empresa.
Se você gostaria de uma melhor orientação sobre esse assunto ou tirar outras dúvidas, a JJ Assessoria pode lhe ajudar. Para isso, acesse o nosso Contato e envie a sua mensagem.