Quando falamos em metas, é muito comum que as pessoas citem suas aspirações profissionais. Mas quase ninguém fala sobre suas metas pessoais em primeiro lugar.
O curioso é que estabelecer metas é um processo fundamental dentro da nossa área na empresa e do nosso dia a dia, para alcançar os objetivos da organização. Porém, não é comum pensarmos em metas, planejamento e estratégias para a nossa vida pessoal.
As metas pessoais são tão importantes como as da sua área e profissão. É uma forma de manter um grau de responsabilidade consigo mesmo. Se você não planeja sua vida de forma a conquistar objetivos – uma melhor forma física, uma evolução comportamental, por exemplo – como vai poder se reavaliar?
Se você ainda não enxerga a importância de estabelecer suas metas pessoais ou não sabe como fazer isso, esse artigo certamente vai esclarecer alguns pontos.
A diferença entre metas pessoais e profissionais
Os empreendedores são sempre muito focados em seus objetivos de negócios. São metas de crescimento, faturamento, novos investimentos e reciclagem, entre outros.
O mesmo acontece no cenário corporativo. Metas de promoção, transferências para escritórios e posições que oferecem mais visibilidade, especializações, escritórios maiores – o céu é o limite.
Não há nada de errado nisso, mas é importante que este mesmo entusiasmo se faça presente em suas metas pessoais. Especialmente porque o sucesso profissional é apenas um dos vários elementos que compõem sua plenitude, roda da vida.
Quando as pessoas esquecem isso, o resultado muitas vezes é um certo vazio e uma frustração ao chegar a um ponto alto da carreira e notar que a vida pessoal ficou totalmente de lado.
Mas como saber diferenciar as metas? Vamos a um exemplo.
Ter uma casa de praia, onde você possa aproveitar as férias de verão com toda a família, é uma grande meta pessoal.
O objetivo profissional pode ser chegar a um cargo de diretoria, que lhe permita ter uma equipe de suporte para cuidar da empresa enquanto você aproveita sua nova casa.
Essa é a diferença: metas pessoais inspiram e motivam, enquanto objetivos profissionais são as ferramentas para alcançar essas metas.
Como o Coaching auxilia a traçar metas pessoais
Estamos no fim do ano, que é um período altamente propício para estabelecer metas para o próximo ano.
Metas pessoais e profissionais devem sim estar alinhadas, mas separadas. O ideal é que suas prioridades estejam ao redor dos planos para sua vida pessoal.
Essa definição dará mais foco a você e o manterá persistente e motivado.
É importante que você trace planos pessoais a curto, médio e longo prazo também para sua vida pessoal.
Metas pessoais fazem parte de seu processo de autodescobrimento. E o Coaching é um importante suporte nessa trajetória de auto avaliação.
O ponto de partida é certificar-se de que suas metas pessoais sejam realistas e atingíveis.
A partir daí, pense em como seus objetivos profissionais permitirão chegar lá. Seja honesto e prático neste momento e defina seus alvos junto com seus objetivos.
Uma boa dica é dividir essas metas com pessoas próximas. Quando você verbaliza esse compromisso e fala sobre com outras pessoas, aumenta seu senso de responsabilidade com elas.
Isso pode ser determinante para conquistar seus objetivos sem perder o foco pelo caminho. Quando falamos sobre nossos planos e objetivos com amigos, família e pessoas queridas, dizemos a nós mesmos que são metas viáveis de serem alcançadas.
E eles podem atuar como motivadores, garantindo que você se mantenha no caminho certo.
O mesmo ocorre com seu Coach – o suporte deste profissional ajuda a manter seu foco e ainda permite ajustar métodos, comportamentos e outros detalhes que farão você conquistar suas metas a contento.
Conheça todos os benefícios de praticar o Coaching em sua vida com o nosso e-book especial sobre o tema.
Clique para baixar gratuitamente.