Relacionamentos interpessoais fazem parte de todas as áreas da sua vida: ambiente profissional, família, relacionamentos amorosos, entre outros.

Mas saber como se relacionar dentro do cenário corporativo tem se tornado uma característica cada vez mais procurada pelas empresas.

Isso porque o ambiente corporativo está repleto de conflitos, dos mais variados graus de intensidade, complexidade e níveis de envolvimento.

E para mostrar a você quais são as melhores formas de lidar com essas situações é que preparamos esse artigo – siga com a gente na leitura e prepare-se!

Como a gestão de conflitos ajuda a manter bons relacionamentos interpessoais

Talento em gestão de conflitos é uma habilidade muito importante – a ponto de boa parte das empresas dar igual ou mais valor a esta questão do que para uma especialização em seus processos seletivos.

Gestão de conflitos envolve saber identificar e tratar a falta de entendimento entre as partes de maneira imparcial, racional e, sobretudo, produtiva.

A razão disso é que os conflitos estão sempre presentes no ambiente de trabalho, uma vez que estamos convivendo com pessoas diferentes – e má gestão desses problemas pode gerar prejuízos não só para os profissionais envolvidos, mas também para a empresa como um todo.

E como é possível ser bom nos relacionamentos interpessoais? Utilizando técnicas e práticas que tenham como objetivo reduzir os impactos negativos de cada conflito e amplificar os efeitos positivos para todas as partes envolvidas.

É por isso que cada vez mais profissionais têm buscado soluções como o Coaching e Treinamentos Comportamentais junto aos nossos especialistas aqui na JJ Assessoria: mais do que auto aperfeiçoamento, é também um novo caminho para suas vidas e suas carreiras.

Como desenvolver habilidades para garantir boas relações interpessoais

O Coaching e Treinamentos específicos são excelentes formas de desenvolver ou aprimorar as técnicas de relacionamentos interpessoais. Mas existem algumas medidas que você pode começar a trabalhar desde já para dar o pontapé inicial no desenvolvimento de suas habilidades nesse sentido.

Entenda e respeite a vivência do próximo

Uma das partes mais importantes para bons relacionamentos interpessoais é escutar o que o outro tem a dizer. Saber ouvir realmente o outro e observar sua visão, vivência e experiência, sem julgamentos.

Dessa forma, é possível criar empatia com o outro, entender suas motivações, desejos e necessidades – e saber o quanto eles são viáveis e sensatos.

Você terá um volume de informações úteis sobre o qual poderá trabalhar suas técnicas de resolução de conflitos conforme eles forem surgindo, agilizando uma importante etapa do processo.

Invista nos relacionamentos

Construir pontes, seja no ambiente profissional ou na vida pessoal, é uma das melhores formas para evitar conflitos ou resolvê-los de forma rápida e prática.

Por isso, se interesse genuinamente pelas pessoas. Comunique-se com elas de forma franca, sorria e seja cordial a cada encontro com a pessoa com a qual está tentando se relacionar.

Invista na construção de processos construtivos em suas relações para conquistar aliados e parceiros.

Aprenda a entender a comunicação não-verbal

Nem sempre os problemas começam por conta do que foi dito. Muitos problemas podem nascer de alguns gestos, da linguagem corporal e de outras formas não-verbais de comunicação.

Por isso desenvolva a capacidade de analisar e reagir aos mais variados estímulos: gestos, expressões e tons de voz mais comuns em conflitos.

É importante fazer uma auto avaliação sobre qual é a imagem que passamos aos outros. Esse feedback pode nos surpreender e, em muitas vezes, transmitimos valores e sensações diferente da nossa intenção.

Pratique a técnica

É impossível deixar de passar por conflitos, mesmo administrando nossos relacionamentos interpessoais. Porém, quanto melhor e mais rápido conseguirmos resolvê-los, menos energia e mais efetivo é o resultado.

Sugerimos que, diante de uma situação difícil, que você se prepare antecipadamente para a conversa. E que isso ocorra apenas no momento que o seu controle emocional esteja equilibrado.

Analise o que vai falar pensando nessa ordem:

1) Qual o problema, a partir do meu ponto de vista? (fato que aconteceu)

2) Qual o problema do ponto de vista dele? (ouvir realmente o outro)

3) O que pode estar oculto nisso pra mim? E dele?

4) Como eu contribui para essa situação? E a outra parte? (responsabilidades)

5) Que impacto essa situação provocou em mim? E nele?

6) Quais intenções essa pessoa teve?

7) Como me sinto com essa situação (emoção)? E ele?

8) Qual é o propósito dessa conversa? (benefícios)

Se o seu objetivo é ser um profissional de destaque dentro de sua organização e no mercado, use todas essas informações e busque se desenvolver cada vez mais.

 

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