Construir relacionamentos no local de trabalho é uma questão bem importante em uma carreira de sucesso. Tanto o relacionamento intrapessoal quanto o relacionamento interpessoal.
Embora você vá para a empresa todos os dias para cumprir com suas obrigações no trabalho, com certeza essa será uma experiência muito mais agradável e produtiva se você souber lidar com sua equipe ou departamento.
Por isso elaboramos aqui um breve guia sobre a importância dos relacionamentos no ambiente corporativo – e como transformar isso em uma habilidade positiva para sua carreira e sua vida. Siga na leitura com a gente!
Por que é importante ter bons relacionamentos no trabalho?
As pessoas são naturalmente criaturas sociais: anseiam por amizades e interações positivas tanto quanto necessidades fisiológicas, exemplo alimentação.
Então quanto mais bem-sucedidos forem os seus relacionamentos, mais feliz e produtivo você será.
Boas relações de trabalho trazem ainda vários outros benefícios: a rotina é mais agradável, isso possibilita ao profissional ser mais inovador e criativo – e as ideias de pessoas que sabem se relacionar tendem a ser mais bem aceitas.
Além do mais, bons relacionamentos trazem mais produtividade: em vez de gastar tempo e energia superando os problemas associados aos relacionamentos negativos, você pode se concentrar nas oportunidades.
Bons relacionamentos também são necessários para o desenvolvimento de carreiras. Afinal, se o seu chefe não confia em você, é improvável que seu nome seja considerado para uma nova posição.
No geral, todos nós queremos trabalhar com pessoas com quem nos damos bem. Quando bem desenvolvidas, as habilidades interpessoais e intrapessoais ajudam a aumentar a produtividade e a abordagem junto à equipe para atingir os objetivos organizacionais.
Veja a seguir as definições sobre relacionamento interpessoal e intrapessoal – e como eles são importantes para o seu futuro.
Definição de Relacionamento Interpessoal
O relacionamento interpessoal refere-se à relação com o próximo.
É a habilidade através da qual nos relacionamos bem com as pessoas que interagimos.
É através dela que conseguimos entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas.
Todo relacionamento interpessoal envolve três fatores: o ambiente, o eu e o outro. Isso significa que para desenvolver a habilidade de se relacionar com o outro, precisamos:
- Entender o que o ambiente nos exige e oferece;
- Autoconhecimento (nossas tendências comportamentais, reações frente às situações);
- Procurar observar e entender o outro (seus comportamentos, motivações, estilos de comunicação, entre outros).
O Assessment é uma boa forma de desenvolver suas habilidades em relacionamento interpessoal, já que ele funciona como uma espécie de check up do seu perfil, para assim ampliar sua observação do outro – saiba mais sobre Assessment neste artigo.
Definição de Relacionamento Intrapessoal
Também conhecido como inteligência intrapessoal, é o tipo de relação que você estabelece consigo mesmo e com seus próprios sentimentos e aspirações.
Sua premissa é baseada no autoconhecimento, no domínio próprio e a forma como o indivíduo se motiva continuamente – e como tudo isso permeia nossa vida pessoal e profissional.
Quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a felicidade e todos os seus objetivos – em todos os espectros de sua vida.
É justamente a prática do autoconhecimento que nos ajuda a lidar com as mais diversas situações da melhor forma possível. Sem frustrações, sem descontrole ou sentimentos ruins, apenas buscando as melhores soluções.
Habilidades que envolvem o relacionamento
É importante deixar claro que tanto as habilidades interpessoais quanto as intrapessoais desempenham um papel importante na carreira, pois ambos são altamente valorizados no ambiente corporativo.
E podem significar a diferença na hora de optar por um profissional que vai assumir uma nova posição.
E a questão chave para conseguir gerenciar os relacionamentos é ampliar o seu autoconhecimento e desenvolver as competências necessárias – uma tarefa que fica mais fácil com a ajuda do Assessment e do Coaching.
Estas ferramentas podem ajudar a criar ou desenvolver uma série de habilidades necessárias para ampliar seu autoconhecimento, melhorar sua forma de se relacionar e até contribuir para a sua evolução profissional, como:
- Capacidade de lidar com diferentes cenários, pessoas e desafios
- Ganho de produtividade e performance
- Comunicação assertiva
- Foco e motivação
- Planejamento e feedbacks mais eficazes
- Liderança e trabalho em equipe
Se você quer ser um profissional habilidoso tanto em relacionamento interpessoal quanto em relacionamento intrapessoal, o Assessment e o Coaching são as ferramentas certas: clique já e conheça as soluções JJ Assessoria para sua carreira.