Muitas pessoas se perguntam se existe um momento certo para procurar um Coaching. Geralmente esse tipo de dúvida surge quando nos sentimos perdidos ou inseguros em um determinado ponto de nossas vidas.

Poderíamos responder que o momento certo é quando tem uma necessidade de potencializar suas competências para um novo desafio e você sente que não está pronto. Ou quando percebe que está com dificuldades em suas relações interpessoais e quer ajuda para construir seus cenários.

Mas não é apenas isso que define o momento certo para fazer Coaching. Na verdade, a resposta pode ser tão simples quanto complexa: é o seu momento que define se é ou não hora de começar a fazer Coaching.

Vamos explicar melhor: o Coaching é, na sua essência, um processo voltado para a busca e o desenvolvimento de competências. E como isso pode ser aplicado em prol de um ou mais objetivos que você almeja alcançar.

E este processo só é bem-sucedido quando o interessado está realmente envolvido e comprometido a se doar para esta jornada de autoconhecimento – e disposto a fazer todas as mudanças que se mostrarem necessárias para conquistar suas metas.

É por isso que o momento certo para fazer Coaching é o seu momento. Porque você pode se encontrar em diversos pontos de questionamento (ou de potencialização) durante a sua vida– pessoal e profissional. Mas se não estiver aberto para trabalhar em parceria com o Coach, seu investimento de tempo e dinheiro será em vão.

Quando o seu momento vira o momento certo de fazer Coaching

Como já definimos mais acima, o momento certo de fazer Coaching é aquele onde você toma consciência de que não só precisa fazer mudanças efetivas em sua vida, mas de que é o principal responsável por elas. É a hora em que você deixa o segundo plano para ser o grande protagonista de sua trajetória.

E esse tipo de tomada de consciência não é restrito a um perfil fechado de público: desde adolescentes e jovens em formação até gestores e empresários têm o hábito de buscar orientação para entregar seu melhor desempenho na busca por algum objetivo.

Muitas pessoas também apontam o custo como um fator de decisão. É importante que cada um mensure o quanto essa mudança vai impactar positivamente na sua vida. No caso de uma possível promoção, por exemplo, é possível que o investimento financeiro seja compensado pela economia de tempo e energia na busca desse objetivo. Reflita não sobre o que vai investir, mas no que deixará de ganhar quando adia o Coaching para um próximo momento.

Um trabalho em equipe

O Coaching é sempre um trabalho feito em dupla. Assim como seu Coach não estará lá disponível apenas para ouvir seus anseios e questionamentos, você também terá um papel fundamental de contribuição e superação – através de tarefas, estudo e aplicação de técnicas em seus desafios diários.

O Coaching acredita em ajudar a encontrar e desenvolver o melhor dentro de cada um. Então um dos grandes objetivos é motivar a buscar soluções e respostas internamente e usar isso para estimular novas cadeias de pensamento e ações.

Outro ponto importante é que o Coaching é um processo contínuo, que vai além dos objetivos primários que o motivaram a buscar esse suporte. Muitas vezes o Coachee entra em uma zona de conforto após atingir seu objetivo inicial. E não cria uma conscientização de sua potencialização do futuro. A evolução deve continuar acontecendo mesmo depois da promoção ter sido conquistada, ou daquela mudança de comportamento ter sido alcançada.

O tipo de Coaching certo para você

A vontade de fazer Coaching muitas vezes é motivada por uma sensação de inquietude: a pessoa não se sente realizada ou segura consigo mesma, sente que algo não vai tão bem como deveria. E sabe que precisa mudar – mas não sabe como e nem por onde começar.

E esse cenário ocorre tanto na vida profissional quanto no pessoal. Devido a isso, existe sempre um tipo de Coaching certo para o seu momento. O primeiro passo é fazer uma primeira entrevista com um Coach, para que juntos vocês possam definir as metas reais e o tipo que melhor se aplica:

– Coaching de Vida: focado no desenvolvimento pessoal;

– Coaching de Relacionamento: ajuda a aprimorar seus relacionamentos de uma forma geral;

– Coaching de Carreira: trabalha a evolução na carreira – ou a encontrar uma nova;

– Coaching de Negócios: muito procurado por empresários de pequenas, micro e médias empresas para desenvolver estratégias de crescimento para seus negócios.

 

Quer entender mais sobre o processo de Coaching? Baixe já nosso E-book!

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]