Para que o nosso corpo funcione, todas as células precisam executar sua função corretamente, certo? Podemos dizer que no mundo corporativo, as “células” de uma empresa são os seus funcionários. Saber escolhê-los e explorar as capacidades individuais de cada um é fundamental para obter resultados positivos.

Todo ser humano é único. É impossível generalizar completamente um grupo, existem apenas semelhanças comportamentais que nos apontam perfis similares. Tendo isso em vista, quando tratamos de gestão de pessoas, é crucial identificar como eles funcionam individualmente e em qual perfil pertencem para saber como explorar seus pontos fortes e fracos, de acordo com as necessidades da empresa.

Existem métodos que podem ajudar nessa tarefa. Nossa técnica “Assessment“, por exemplo, é capaz de reconhecer aptidões e potencialidades, de modo que facilita a decisão em um processo seletivo ou aprimora as atividades dos funcionários já contratados. Com os resultados desse procedimento, a empresa terá uma visão mais clara de cada colaborador.

 

Quais são os estilos profissionais?

Tendo como base nossa Ferramenta de Autoconhecimento, os estilos comportamentais de profissionais que encontramos em uma empresa, são: O Comunicador, O Apoiador, O Executor e O Analítico. Saiba mais sobre eles e como se relacionar com cada um.

 

1. Estilo comunicador

Pessoas extrovertidas e de postura descontraída. Profissionais desse estilo costumam ser bastante ativos, ágeis e gostam muito de conversar, bem como debater sobre diferentes temas. São capazes de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e sempre estão em busca de novos objetivos.

  • Principais qualidades: Alegria, criatividade, sociabilidade, otimismo, muita energia.
  • Pontos a desenvolver: Impaciência, dispersão, hiperatividade, perda de foco.

Como lidar?

Para lidar com um Comunicador é importante manter uma postura descontraída e ágil. Procure ouvir mais do que falar e desenvolva as ideias em conjunto com ele, nunca apresse a discussão. Ele é atraído por novidades, portanto, utilize novos projetos criativos como tática de argumentação.

 

2. Estilo Apoiador

Pessoas mais calmas, receptivas e de fala pausada. Diferente do comunicador, uma das maiores habilidades desse estilo é ser um bom ouvinte. É bastante paciente, reflexivo e detalhista. Por conta de seu alto grau de empatia, possui certa dificuldades em tomar decisões mais bruscas, que comprometam outras pessoas, por exemplo. Evita conflitos e é mais emocional.

  • Principais qualidades: Receptividade, calma, paciência, trabalha em grupo.
  • Pontos a desenvolver: Dificuldades em ser mais firme, procura agradar a todos, pode não saber lidar com situações conflitantes.

Como lidar?

É importante expressar empatia ao interagir com um Apoiador. Demonstre lealdade e abertura para discussões. Evite aumentar a voz para manter uma conversa e procure transparecer interesse por quem ele é como pessoa, não apenas como mais um funcionário.

 

3. Estilo Executor

Pessoas práticas que não gostam de perder tempo. Esse estilo possui uma postura firme e, muitas vezes, tem dificuldade para ouvir terceiros. Gosta de resultados e é mais racional. Diferente do Apoiador, não se preocupa tanto com o impacto que suas ações terão diante de outras pessoas. Costumam atingir metas sempre dentro do prazo. Preferem trabalhar sozinhos.

  • Principais qualidades: Agilidade, foco, organização.
  • Pontos a desenvolver: Dificuldade em trabalhar em equipe, pode ser agressivo e pressionador.

Como lidar?

Um Executor costuma ser impaciente, portanto, seja o mais objetivo possível. O trate com formalidade e use um tom de voz firme. Procure evitar estabelecer um relacionamento pessoal, perguntar detalhes de sua vida, por exemplo, pois ele é mais prático e voltado para suas tarefas.

 

4. Estilo Analítico

Pessoas discretas e detalhistas. Costumam trabalhar sozinhas e com precisão, é importante para elas ter domínio e conhecimento total sobre o seu trabalho. São racionais ao tomar decisões, gostam de coletar dados e sabem se expressar quando o tema é algo que lhe interesse e tem profunda noção.

  • Principais qualidades: Capacidade analítica, organização, perseverança.
  • Pontos a desenvolver: Perfeccionismo exagerado, falta de flexibilidade, resistência à ideias contrárias.

Como lidar?

Deixe a emoção de lado e mantenha uma relação lógica e formal. Ter um alto nível de conhecimento sobre o trabalho é fundamental para um Analítico, portanto, quando for argumentar busque ter certeza do que está dizendo e explore todos os detalhes. Não pressione uma decisão, eles gostam de pensar calculadamente.

 

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