Muitos profissionais deixam sua carreira no piloto automático durante certas fases de suas vidas. E isso pode causar uma falta de crescimento e no alcance de seus projetos futuros/metas e consequentemente desmotivação. Por sorte, existem formas de não só contornar isso, como transformar estes momentos em pontos de partida para novas conquistas. E o Coaching pode contribuir ativamente nesse processo. Siga na leitura e saiba porquê.
Sinais de estagnação
É importante saber entender a diferença entre estagnação e crescimento lento. Às vezes, sua carreira pode apenas estar crescendo de forma lenta: é preciso investir tempo para dominar novas informações ou habilidades. Neste estágio, o profissional precisa ter paciência e se esforçar até que as coisas se realizem. Para facilitar a identificação do estágio em que sua carreira está agora, preparamos as perguntas a seguir. Responder “não” a três ou mais destas cinco perguntas pode ser um sinal de que você está em ponto morto como profissional:
1) Você está motivado no trabalho?
É normal passar por momentos de tédio ou cansaço – momentos, não dias seguidos. Se a sensação se repete continuamente, é preciso entender as razões disso.
2) Sua última promoção foi há quatro anos ou mais?
Se você está na mesma posição por todo esse período, seu líder gosta de onde você está – e as chances de progredir são pequenas.
Nestes casos, vale pedir um feedback e entender o cenário: seu chefe não sabe que você deseja ir além ou ele não enxerga em você as habilidades certas para isso?
3) As equipes – sua e ao seu redor – estão se renovando?
Se sua empresa não tem feito novas contratações, talvez não seja só você que sofre com a estagnação.
Observe o cenário ao redor e perceba se sua empresa tem se renovado: lançamento de novos produtos, ações de comunicação mais atuais, implantação e modernização de processo, entre outros.
4) Você tem recebido feedbacks excelentes?
As avaliações de seus líderes e pares são um bom termômetro do seu grau de estagnação. Se você está sempre “de acordo com as expectativas”, certamente não está evoluindo como profissional.
5) Você quer permanecer onde está hoje?
Essa pergunta fala por si só: se você não quer estar mais em sua posição, mexa-se. E já!
E se é a empresa que mostra a importância de mudar?
Muitas vezes todo esse processo acima acontece sem que você se dê conta. Até que sua empresa comece a mostrar que é hora de rever os planos para sua carreira.
Certos sinais indicam que a Gestão está preocupada com a queda do seu desempenho.
Os mais comuns são a redução na autonomia do funcionário e as reprimendas mais exaltadas ou frequentes. Feedbacks mais constantes que o normal são bons indícios de que seu líder está dando pistas de que é preciso fazer mudanças em suas entregas o quanto antes.
O contrário também é um indicativo: quando seu líder parece estar mais inacessível que o normal, é hora de redobrar os esforços e mostrar para ele sua importância e participação dentro do time.
Quando é hora de investir no Coaching
O primeiro passo para recolocar a carreira no ritmo de crescimento certo é entender os motivos que levaram ao cenário atual.
E o processo de autoconhecimento proporcionado pelo Coaching é fundamental.
Quanto mais você compreende suas habilidades e pontos de melhoria, ganha ferramentas para entender seus cenários e partir para a conquista dos seus objetivos.
O Coaching de Carreira pode ser uma solução: através das diversas técnicas aplicadas no dia a dia, a metodologia vai ajudar você a desenvolver uma visão global – que vai trazer um novo direcionamento para sua carreira e dar fim à estagnação.
Se você quer retomar os rumos de sua carreira, a hora é agora: clique e fale com nosso time de especialistas!