Uma equipe produtiva é o principal ingrediente para trazer sucesso para uma empresa. Quem tem produtividade consegue fazer mais em menos tempo e trabalha melhor, gerando melhores resultados. E isso traz benefícios tanto para o indivíduo quanto para a empresa, mas é importante esclarecer que a produtividade quase sempre é uma habilidade a ser conquistada, e não algo natural.
Muitos líderes se perguntam como podem motivar seus colaboradores a serem mais produtivos e, assim, transformar para uma equipe de alta performance? Apesar de não haver uma receita fixa, existem algumas maneiras de aumentar a produtividade de sua equipe.
Acompanhe as dicas neste artigo!
O papel do líder na motivação de uma equipe
A maioria dos líderes se pergunta o que precisa fazer para motivar seus colaboradores e, a partir dessa questão, pode-se dizer que o primeiro passo é mudar esse pensamento. Ninguém pode motivar ninguém. O que se pode fazer é oferecer recursos para que a outra pessoa motive a si mesma e, assim, fique mais produtiva e gere melhores resultados.
O que o líder pode fazer, então, é compreender seu papel. Ele não pode ser apenas alguém que dá ordens arbitrariamente e espera que os resultados apareçam perfeitos em sua mesa. Um bom líder é aquele que entende cada um em sua equipe, que sabe influenciar pessoas e que ofereça recursos para que seus colaboradores se motivem.
Conhecer os pontos fortes e fracos de cada um é uma maneira de saber como influenciar positivamente os membros de sua equipe. O líder deve ajudar seus colaboradores a desenvolverem os pontos fracos e a utilizarem os pontos fortes para definir qual será o papel de cada um e como uns podem ajudar aos outros. A partir desse conhecimento, também é possível oferecer os recursos que cada um precisa.
Por isso, trabalhar em conjunto com treinamentos comportamentais pode ser uma boa ideia. Um consultor pode ajudar o líder a dar ferramentas de como observar pontos de cada indivíduo e o que fazer com as diferenças.
Fatores que incentivam a produtividade
Para saber quais recursos oferecer aos colaboradores, o líder deve saber quais são os fatores que incentivam a produtividade. Eles se dividem em dois grupos: motivacionais e de manutenção.
Fatores motivacionais
Os fatores motivacionais são aqueles que fazem com que o indivíduo se motive. Por exemplo:
- Crescimento: Observar, dar apoio ao crescimento do colaborador dentro da empresa;
- Desenvolvimento: Proporcionar ferramentas que que possam ampliar as habilidades do colaborador;
- Responsabilidade: Delegar, envolver o colaborador nas tarefas, projetos ou grupos;
- Reconhecimento: Reconhecer o colaborador por algo que fez de diferente;
- Realização: Estar junto na realização do rumo de sua carreira.
Fatores de manutenção:
Os fatores de manutenção, por outro lado, são aqueles que fazem parte do dia a dia da empresa e ajudam o colaborador a se manter – e, assim, produtivo. Por exemplo:
- Política e administração: o colaborador confia na gestão da empresa e acredita nos valores propostos;
- Condições de trabalho: o colaborador está à vontade com os horários, regras e funções que exerce na empresa;
- Relacionamento: o colaborador tem um bom relacionamento e uma boa comunicação com colegas e líderes;
- Segurança: o local de trabalho e as políticas da empresa trazem segurança e conforto para o colaborador;
- Remuneração: a remuneração está de acordo com o cargo do colaborador e pode aumentar, dependendo do seu trabalho.
A partir desses fatores, o líder pode compreender quais são os recursos necessários para que a produtividade de sua equipe aumente. Mas ainda há outro aspecto que deve ser trabalhado para que seus colaboradores não se vejam parados no tempo: o aprendizado.
A importância do aprendizado
O aprendizado desenvolve habilidades, gera sentimento de desafio, fator esse tanto procurado nos profissionais jovens. Além de melhorar os pontos fracos, o aprendizado fortalece ainda mais os pontos fortes. Por isso, o colaborador que aprende se sente mais disposto, motivado e, como consequência, produz ainda mais. Para aumentar a produtividade de sua equipe, portanto, o líder deve garantir que seus colaboradores tenham a oportunidade de aprender.
Veja algumas dicas para incentivar o aprendizado dentro da empresa:
Incentive as ideias e a criatividade
Descobrir e criar são maneiras eficientes de aprender. Por isso, quando puder envolver a equipe na decisão de um projeto e ou delegar uma tarefa, o colaborador irá executar da melhor forma possível e se entregar, pois tem ideia dele ali. O sentimento das pessoas que são ouvidas nas ideias, é de que são o “dono” do negócio e assim irão se dedicar 100% para que dê certo.
Delegue
Proporcionar que as suas atividades sejam realizadas por outras pessoas não é fácil, pois talvez não seja feita da mesma forma, ou pode dar errado e além de ter que investir tempo em ensinar, precisa confiar. Agora entender que mesmo não sendo do seu jeito, pode dar certo é a grande questão para começar a delegar.
Uma equipe motivada pode mudar todo o quadro de sua empresa. A motivação é o que mais diferencia as pessoas produtivas daquelas que fazem o mínimo possível. O líder deve saber como oferecer a cada colaborador o que ele precisa para se sentir mais motivado e, assim, colaborar da melhor forma possível, aumentando a produtividade da equipe.
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