Sabemos que a educação formal é insubstituível e que um bom profissional na atualidade deve ter a formação necessária para seu cargo, uma especialização e mais alguns cursos que o ajudem a ser cada vez melhor e mais preparado para o trabalho. Mas não é só isso que é preciso para ser um bom profissional.
Outras habilidades são exigidas dos profissionais de hoje, mais específicas ao dia a dia de trabalho. Iniciativa e proatividade são pilares que vão ajudá-lo a desenvolver essas três competências que farão de você um profissional mais preparado e ajustado às exigências do mercado: facilidade nos relacionamentos interpessoais, boa comunicação e visão estratégica.
1 – Facilidade nos relacionamentos interpessoais
Quais são as vantagens?
Saber se relacionar com o próximo é algo que não se ensina diretamente. Você pode aprender as regras de etiqueta e a tratar os outros com educação, mas não a ter empatia e saber como se expressar da maneira certa. Porém, um funcionário que sabe se relacionar bem com seus colegas ou clientes vale ouro para a empresa.
Quando você sabe se relacionar com as pessoas, fica mais aberto a escutá-las e entendê-las. Desse modo, elas se sentem mais à vontade ao seu lado e colaboram quando você precisa. Isso também ajuda quando você é o líder de um projeto, ou quando precisa construir e coordenar um grupo. Ter um funcionário capaz de fazer isso poupa muito estresse para os chefes e melhora a produtividade do grupo.
Como desenvolver?
As boas relações interpessoais acontecem com um treinamento diário. Comece desenvolvendo sua empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Entenda que o outro, assim como você, passa por dificuldades diárias, tem metas e sonhos. Compreendendo essas semelhanças, você vai se sentir mais disposto a conviver com os outros.
Do mesmo modo, é importante entender que existem diferenças e que não somos obrigados a pensar igual a ninguém. Saiba que sempre existe a possibilidade de alguém discordar de você e que não há nada de errado nisso. Essas diferenças, na verdade, são algo positivo, porque é através da discussão que chegamos a novos resultados.
Tome a iniciativa e converse com seus colegas para descobrir mais sobre eles. Com essa aproximação, você pode conhecê-los melhor e deixar que eles o conheçam, criando um relacionamento saudável e de confiança.
2 – Boa comunicação
Quais são as vantagens?
É difícil imaginar quantos problemas poderiam ser evitados todos os dias se as pessoas apenas se comunicassem melhor. O problema da comunicação é uma ironia, já que hoje em dia temos tantas maneiras de nos comunicarmos, mas acontece em todos os setores. Transmitir com clareza seus objetivos e planos evita muitos desencontros.
Por exemplo, um funcionário em uma empresa pode estar tentando fazer seu melhor, mas se ele não for comunicado claramente do objetivo da empresa, pode acabar fazendo tudo ao contrário.
Como desenvolver?
A melhor maneira de desenvolver sua comunicação é treinando. Por isso, da próxima vez que precisar fazer uma pergunta ou explicar algo, faça isso com a maior clareza possível, dando detalhes específicos que façam a diferença e procurando se manter honesto e fiel aos seus objetivos. Se for preciso, mude seu meio de comunicação para o que for melhor: se você se expressa melhor escrevendo, mande um e-mail em vez de ligar.
Se sua empresa não tiver um bom plano de comunicação, use sua proatividade e sugira meios de melhorar esse aspecto. É necessário que todos os funcionários e clientes entendam a filosofia e os objetivos da empresa e, por isso, a comunicação não pode falhar. Seu chefe vai admirar sua iniciativa se você tiver um bom meio de melhorar a comunicação.
3 – Visão estratégica
Quais as vantagens?
Essa é a característica mais valorizada nos funcionários atualmente, porque alguém que tem visão estratégica consegue elaborar e liderar os melhores planos e projetos. Tendo essa competência, você consegue enxergar qual papel desempenha no plano maior da empresa e qual é a importância do seu trabalho para que tudo funcione.
Além disso, alguém com uma boa visão estratégica sabe como alinhar os objetivos de um projeto aos objetivos gerais da empresa. Isso evita que você faça um trabalho sem propósito, já que ter um propósito é um bom jeito de se manter motivado, e também auxilia na proatividade, porque o estimula a pensar.
Como desenvolver?
A visão estratégica exige que você pense a fundo no seu projeto e também em sua empresa. Questione qual é a posição da empresa no mercado e quais são seus objetivos. Pense em quais são as peças principais para alcançar esses objetivos e o que todos devem fazer. Essa é a base da visão estratégica.
Do mesmo modo, conheça seu público e entenda do que ele precisa. Planeje o momento certo para a entrega dos projetos, sabendo o que será afetado. Tendo essa noção, você começa a desenvolver uma estratégia melhor.
Essas são três competências para desenvolver e ser um profissional melhor. Não esqueça de também se manter atualizado e disposto a aprender sempre mais. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!
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