Construir a melhor equipe possível está no topo da lista de prioridades para quase todas as empresas – mas trazer os melhores profissionais nem sempre é uma tarefa fácil.
Hoje em dia as pessoas mais talentosas têm um alto poder de escolha, sendo muitas vezes até disputadas pelos concorrentes.
A chave de uma boa contratação hoje é mostrar aos potenciais colaboradores quais são os benefícios de trabalhar na empresa.
Isso transforma os processos seletivos atuais quase em uma estratégia de marketing – vale dizer que de fato as melhores técnicas de recrutamento têm suas raízes nas táticas mais eficazes de marketing.
Se você está com esse desafio nas mãos ou quer se preparar desde já para esse momento, confira o artigo a seguir.
Ele traz uma série de ações específicas, que ajudarão não só a recrutar, mas também manter os talentos na organização.
Dicas para o processo de seleção dos melhores profissionais do mercado
Toda seleção é composta de várias etapas – a entrevista é apenas uma delas. Mas existem alguns pontos que, se bem trabalhados, ajudam a atrair as pessoas certas.
1) Analise primeiro os candidatos internos
Quando uma empresa fornece oportunidades de uma promoção ou realocação para os funcionários atuais, aumenta a motivação entre as equipes.
Os profissionais da casa sentem que o talento, a capacidade e as realizações são notados e considerados.
Por isso a dica é divulgar internamente qualquer processo seletivo em primeiro lugar. Marque uma entrevista com os potenciais candidatos.
É a chance perfeita para a organização conhecê-los melhor e reforçar seus objetivos e necessidades.
2) Envolva seus melhores funcionários no processo de contratação
As empresas têm três oportunidades de envolver seus funcionários no processo de contratação:
- Através de recomendações vindas da equipe,
- Na revisão dos currículos e qualificações de potenciais candidatos,
- Com a participação presencial nas entrevistas, avaliando o quanto aquele candidato se encaixa de fato no perfil da empresa.
Quando uma organização deixa de aproveitar seus melhores funcionários nesse momento, subutiliza um dos seus ativos mais importantes.
Certamente as pessoas que participam do processo de recrutamento e seleção estão empenhadas em ajudar o novo colaborador a ter sucesso. É excelente tanto para a empresa, quanto para os colaboradores antigo e novo.
3) Expanda o raio de atuação de seu processo seletivo
Os melhores profissionais geralmente não estão disponíveis no mercado – eles podem estar atuando em outras empresas ou nem mesmo buscando oportunidades de mudança.
Mas alguns pontos podem ajudar a qualificar mais o nível de profissionais que participam dos processos em sua empresa:
- Se relacione com instituições de colocação universitária, recrutadores e hunting,
- Estimule sua equipe a participar de eventos do setor, onde certamente encontrarão profissionais de destaque no mercado;
- Explore o LinkedIn e outras redes sociais para atrair funcionários potenciais antes mesmo de iniciar qualquer processo seletivo.
Como falamos acima, encantá-los e fazer com que eles queiram fazer parte do seu time é uma importante etapa para atrair bons profissionais.
4) Verifique as referências ao recrutar funcionários
Uma das principais vantagens das redes sociais é ter acesso a uma série de informações sobre os candidatos antes mesmo até de uma entrevista pessoal.
E uma das informações mais valiosas a ser obtida é a rede de contatos dos funcionários em potencial.
Pois é através dela que você consegue obter informações sobre inteligência emocional, metodologia de trabalho, temperamento, participação em projetos e muito mais.
O próprio LinkedIn possui uma área de recomendações dentro do perfil de cada candidato que pode trazer uma série de respostas e indicativos sobre quais serão os melhores funcionários para sua empresa – ou não.
5) Aumente sua velocidade de contratação
Os melhores profissionais se movem rapidamente – e qualquer demora em um processo seletivo significa um risco enorme de perder talentos para o mercado.
Por isso invista em maneiras de acelerar seu processo de contratação. Pense que qualquer morosidade nessa etapa pode passar a mensagem errada sobre a empresa.
Uma contratação vagarosa pode ser um indício de que a organização é burocrática, insegura ao tomar suas decisões comerciais.
E isso torna a instituição muito pouco atraente aos olhos de profissionais mais proativos, vibrantes e com alto quociente emocional.
O ideal é acelerar a contratação priorizando aquisições de talentos em posições-chave, estudando perfis vistos anteriormente e revendo os padrões positivos em cada processo seletivo.
Melhores entrevistas atraem os melhores profissionais
Uma entrevista bem-sucedida depende tanto do entrevistador como do candidato. Ambos os lados precisam estar bem preparados.
Aqui estão alguns pontos importantes que você deve ter em mente ao realizar uma entrevista.
Pesquise o candidato
Saber mais sobre seu candidato pode tornar todo processo seletivo mais ágil e assertivo.
Certifique-se de ter revisado o currículo completamente e a partir daí prepare perguntas que sejam relevantes para o currículo e a posição disponível.
Como mencionamos acima, as redes sociais são de grande utilidade nesse caso. Uma busca rápida do Google ou nas redes sociais já fornece um bom panorama sobre uma possível adequação ao posicionamento e na cultura da empresa.
Compreenda plenamente os requisitos dos profissionais
Essa pesquisa também ajuda a se familiarizar mais com um conjunto de habilidades do candidato que são desconhecidas da sua parte.
Busque mais informações sobre as descrições de cargos comparáveis, verifique as comparações salariais e participações em projetos.
Nos casos de vagas mais técnicas, como as do ramo de tecnologia e engenharia, vale buscar o suporte de um especialista no assunto.
Ajude o candidato a se preparar para a entrevista
Pessoas despreparadas podem ser apenas uma fonte de desperdício de tempo – e hoje em dia ninguém quer perder tempo.
Por isso você pode incluir algumas informações extras ao convite para a entrevista: dress code, políticas e/ou histórico da empresa, principais cases de sucesso e muito mais.
Se ainda assim o candidato aparecer despreparado, parta para o próximo. Se o profissional não foi capaz sequer de corresponder ao esforço da empresa, não faz parte do time de melhores funcionários do mercado.
Saiba como quebrar o gelo
Um sorriso e perguntas não relacionadas ao contexto da entrevista podem ajudar o entrevistador a promover uma atmosfera mais acolhedora na entrevista.
Perguntar sobre o trajeto usado para chegar à entrevista ou perguntar sobre como está sendo o dia da pessoa são boas opções de quebra-gelo.
Apresentar a estrutura da entrevista antes de começar também pode deixar o candidato mais confiante e preparado para o que vem a seguir.
Limite o número de perguntas realizadas
Como o ideal é que todos os candidatos tenham chances iguais, limitar o número de perguntas é um excelente caminho.
A dica é fazer entre quatro a seis perguntas em uma entrevista de 30 minutos e oito a 12 perguntas em uma entrevista de 1 hora.
Deixe que o candidato protagonize a entrevista
Em algumas vezes os entrevistadores falam demais e escutam muito pouco – indo contra ao verdadeiro propósito de uma entrevista: conhecer o candidato.
Por isso invista em perguntas abertas, permitindo que o profissional sabatinado desenvolva suas respostas.
Dessa forma o entrevistado sente-se mais à vontade e tem total consciência de o condutor da entrevista está genuinamente interessado em suas habilidades.
Com estas dicas, encontrar os melhores profissionais do mercado pode tornar-se uma tarefa mais descomplicada.
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